Rapport (ou espelhamento) na comunicação conceitualmente representa a geração de uma relação de confiança e harmonia entre as pessoas envolvidas na comunicação, possibilitando uma interação aberta e receptiva. ... A palavra rapport é de origem francesa e significa “trazer de volta” ou “espelhar-se”.
A técnica do espelhamento Como seu próprio nome já diz, esse método busca espelhar o comportamento da pessoa com quem estamos nos comunicando, criando uma conexão. Dessa maneira, replicamos sua postura, expressão facial, forma de falar, tom de voz, entre outros detalhes.
Os 9 pilares das técnicas de Rapport:
O objetivo do rapport é gerar confiança e empatia durante a comunicação, fazendo com que o outro, o seu interlocutor, seja mais receptivo e aberto. Esse é um esforço que todos fazemos nas nossas relações.
Essa técnica de rapport é importante para mostrar autoridade e se aproximar já nos primeiros instantes. O objetivo é oferecer uma dica ao prospect na primeira ligação, o que passa a impressão que a empresa está disposta a ajudar. Essa atitude chama muito a atenção e cria uma ponte para continuar a conversa.
A Sessão ou Declaração de Abertura é o momento oportuno para esclarecer todo o procedimento que será realizado na sessão de mediação, ou seja, é a apresentação da mediação às partes.
É fácil entender o que é escuta ativa, veja a definição: Podemos definir o que é escuta ativa como uma maneira de tornar os diálogos mais eficientes. Com base na plena dedicação para ouvir e compreender o que o outro tem a dizer, a escuta ativa permite que o ouvinte absorva, de fato, o conteúdo da fala do interlocutor.
Basicamente, são 3 os princípios da escuta ativa: Empatia (através do compartilhamento de experiências semelhantes e espelhamento) Perguntas investigativas (que podem se basear em metodologias como BANT e SPIN Selling) Validação do entendimento (parafraseando o que foi ouvido).