A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena.
Ayllu é uma forma de comunidade familiar extensa originaria da andina. Mita é uma instituição de origem inca que foi alterada pelos espanhóis. Kipu (quipu) é um instrumento de comunicação utilizado pelos incas.
A mita era um tributo cobrado em forma de trabalho comunitário, através de um recrutamento feito pelos reis Incas.
Mita era o trabalho forçado na América espanhola. Encomienda era o trabalho indígena baseado nas trocas com os colonizadores.
Um ayllu (quechua ou aimara), também aillo ou ayllus, é uma forma de comunidade familiar extensa originária da região andina com uma ascendência comum - real ou suposta - que trabalha em forma coletiva em um território de propriedade comum.
Abaixo dos nobres estavam os homens chamados curacas, que não necessariamente eram Incas. Em sua maioria, os curacas eram originários dos povos conquistados, filhos de líderes convertidos. Os homens eram organizados em grupos com base na idade e capacidade de trabalho.
Os membros do ayllu trabalhavam sua terra, mas também tinham a obrigação de trabalhar a terra do estado para que também pudessem alimentar os governantes, os nobres, o exército, os artistas (entre eles os artesãos que trabalhavam as pedras e as mulheres que teciam para o império), os anciãos e os enfermos que não ...
A produção agrícola era realizada nos ayllus, que consistiam uma unidade social na qual um grupo de pessoas cultivava um determinado pedaço de terra. Era dever do ayllu produzir tudo o que fosse necessário para sua própria sobrevivência, além de pagar os impostos que eram devidos ao Sapa Inca.
A sociedade inca era hierárquica e rígida: formando uma pirâmide onde o Inca estava à frente, em um império onde havia grandes diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças foram respeitadas por cada um dos habitantes do império e pelas pessoas que constituíam a base social.
A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social.
Os maias nunca formaram um império propriamente dito, como os incas e astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidades-estado. ... Ou seja, cada cidade era uma entidade administrativa independente, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites da própria cidade.
Civilização Inca O imperador, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses).