-Procâmbio: origina os tecidos vasculares a parte do câmbio. -Meristema fundamental: origina parênquima, colênquima e esclerênquima. 2- Meristemas laterais: ocorre em plantas com crescimento secundário, isto é, com crescimento em espessura.
A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. O procâmbio é responsável pela formação dos tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema.
Protoderme (dermatogênio) - origina a epiderme, que reveste e protege todo o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite troca de gases necessários à respiração e à fotossíntese. Meristema fundamental: pleroma, que será empregado para a formação do cilindro central, onde estará o parênquima medular.
O tecido meristemático primário é responsável pela formação do corpo primário da planta, tem como função o crescimento longitudinal. Ele é o primeiro meristema a aparecer nas extremidades, chama se meristema apical formado por células iguais e com múltiplos vacúolos e parede celular fina.
O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. Por último temos o sistema vascular do vegetal que garante a condução de substâncias pelo corpo da planta. Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.