A dispraxia verbal refere-se à dificuldade em realizar ações motoras es- pecíficas e voluntárias dos sons da fala.
Muitas pessoas confundem a apraxia e a dispraxia em função de ambos afetarem a articulação sequencial de fonemas durante a fala. A diferença é que apraxia é adquirida e a dispraxia é inata, ou seja, a pessoa nasce com ela.
Como confirmar o diagnóstico O diagnóstico em crianças deve ser feito por um pediatra através da observação do comportamento e avaliação dos relatos dos pais e professores, uma vez que não existe um teste específico.
A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.
Na década de 1970, a dispraxia era conhecida como “síndrome da criança desastrada”, pois as pessoas que sofrem desse mal já nasciam com essa característica. Ou seja, tropeçar, derrubar objetos e derramar líquidos são coisas que te acompanham desde a infância.
Ser uma pessoa desastrada nos dias de hoje atrasa a vida. Não é fácil viver com esse jeitinho estabanado, inconveniente, derrubando tudo que vê por aí! E as pessoas normais não entendem - acham que é descuido, desleixo. Mal sabem elas que você, na verdade, está fazendo o seu melhor!
Há sim, fatores de risco, hábitos, descuidos e situações que atuam como as mais comuns causas de quedas nos idosos. Por exemplo, aproximadamente 54% de queda em idosos são causadas por ambiente inadequado. Nesse caso, o principal vilão é também o mais fácil de ser evitado: o piso escorregadio.
Como prevenir quedas
10 dicas para evitar quedas de idosos
Na aplicação do modelo de regressão por meio da análise multivariável, observou-se que os principais fatores de risco de óbito entre idosos foram, em ordem decrescente: dificuldade de locomoção, idade igual ou superior a 75 anos, sexo masculino, saúde auto-referida como "má" e dificuldade para ir ao banheiro.
Manter ao alcance do paciente os pertences e objetos mais utilizados como óculos; Manter a cama na posição baixa e com rodas travadas; Manter as grades de proteção elevadas; Manter a área de circulação do paciente livre de obstáculos; Orientar o paciente a solicitar auxílio sempre que necessário; Orientar ao paciente e ...