A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos – nome de seu líder – foi um movimento que ocorreu em 1720, ou seja, durante o período do Ciclo do Ouro com o objetivo de mudar o Brasil economicamente e socialmente.
O desfecho da Revolta de Filipe dos Santos ,foi condenado à morte ,as casas de fundição foram mantidas ,Minas Gerais foi separada da capitania de São Paulo .
Mediante essa lógica de exploração e controle é que compreendemos a deflagração da Revolta de Filipe dos Santos, em 1720. A hostilidade e a desconfiança instaladas na região das minas faziam com que qualquer suspeita de contrabando ou sonegação acionassem a rígida ação das tropas metropolitanas.
Ocorreu na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto, como era então denominada a atual cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, tendo, por um de seus líderes, o idealista Filipe dos Santos, que, muitas vezes, dá nome à revolta.
Filipe Santos
Essa medida aumentou a insatisfação das pessoas, que já reclamavam dos altos preços dos alimentos, e acabou ocasionando a Revolta de Vila Rica, em 1720. As principais exigências dos rebeldes eram a redução dos preços dos alimentos e a anulação do decreto que criava as casas de fundição.
As consequências da Revolta de Vila Rica foram a separação da região das minas da capitania de São Paulo e o aumento da fiscalização sobre a extração aurífera, garantindo assim o envio do ouro para a Metrópole. [1] DISCURSO histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720.
Filipe Santos
Resposta: A Revolta de Vila Rica é também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, em virtude de esse ser o nome do seu líder. ... Filipe dos Santos é julgado e condenado à forca e no dia 15 de julho de 1720 é enforcado e tem o seu corpo esquartejado em praça pública.
A Revolta de Vila Rica chega ao fim Diante disso, em 17 de julho de 1720, o Conde de Assumar decretou a prisão dos líderes da Revolta, após conseguir reunir cerca de 1500 homens armados que se dirigiram para Vila Rica. Logo, em apenas dois dias, a rebelião foi reprimida e seus líderes presos.
As consequências da Revolta de Vila Rica Dragões foram enviados para evitar a sonegação fiscal e o contrabando de ouro. Outra consequência foi a criação da Capitania de Minas Gerais, que se emancipou de São Paulo. Só que diversas outras revoltas ocorreram contra a dominação de Portugal, como a de Monte Carlos, em 1736.
Consequências. A Inconfidência Mineira transformou-se em símbolo máximo de resistência para os mineiros, a exemplo da Guerra dos Farrapos para os gaúchos, e da Revolução Constitucionalista de 1932 para os paulistas. A Bandeira idealizada pelos inconfidentes foi adotada pelo estado de Minas Gerais.
As principais exigências eram a diminuição de impostos , o fim da repressão escessiva em cima dos rebeldes e o fim do monopolio.
O imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro encontrado em suas colônias correspondia a 20%, ou seja, 1/5 (um quinto) do metal extraído que era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Este absurdo e altíssimo imposto, foi intitulado "O Quinto".
Revolta da Vila Rica foi uma revolta dos comerciantes que trabalhavam em Minas Gerais no período do Ciclo do ouro. A coroa portuguesa aumentou muito os impostos sobre o ouro extraído, então eles se revoltaram contra a coroa.
Resposta: Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.
Também conhecida como Revolta de Vila Rica, este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. ... Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas.
O Quinto era um imposto cobrado pela Coroa de Portugal e as Casas de Contratações sobre o ouro encontrado em suas colônias. Correspondia a 20% do metal extraído e sua forma de cobrança variou conforme a época e a Coroa Portuguesa era feita das primeiras doações das capitanias hereditárias por D.
As Casas de Fundição recolhiam o ouro extraído pelos mineiros, purificavam-no e o transformavam em barras, nas quais era aposto um cunho que a identificava como "ouro quintado", isto é, do qual já fora deduzido o tributo do "quinto". Era também expedido um certificado que deveria acompanhá-la daí em diante.
O governo português criou as casas de fundição como uma forma para evitar que o ouro coletado nas minas fosse desviado e roubado pelos trabalhadores. ... O quinto do ouro era o importo pago à metrópole portuguesa, que correspondia a 20% do metal extraído.
a coroa portuguesa, com o intuito de exercer total controle sobre a mineração!
O ouro foi para Portugal, porém, como Portugal fizera um acordo de comércio com a Inglaterra, para pagar os panos ingleses, os portugueses davam seu ouro. Por isso, o ouro do Brasil foi para Portugal, e de lá foi para a Inglaterra.
Como Portugal dependia, e muito, dos impostos que eram cobrados da colônia a Coroa passou a estimular seus funcionários e demais habitantes, principalmente os do Planalto de Piratininga, atual São Paulo, a desbravar as terras ainda desconhecidas em busca de ouro e pedras preciosas.
Exploração de ouro no Brasil começou em São Paulo - e a região pode conter pepitas até hoje, dizem especialistas. Parte da população paulista pode estar sentada sobre um pote de ouro sem saber. A região metropolitana de São Paulo já foi a mais importante região aurífera do Brasil colonial.