Dicas
É difícil aprender xadrez Xadrez pode não ser o jogo mais fácil de aprender, mas está longe de ser o mais difícil. O jogador deve aprender o movimento de seis peças, das quais a de menor valor, o peão, tem os movimentos mais complicados. ... Deve-se aprender também algumas regras sobre partidas em que nenhum jogador ganha.
É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha. O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. ... O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário.
O objetivo do jogo de xadrez é muito simples. O enxadrista precisa movimentar suas peças de maneira que ele consiga deixar o rei adversário sem saída (xeque-mate). Fazendo isso, o jogo chega ao seu final. Obviamente, os movimentos para se chegar a uma situação de deixar o rei do oponente em xeque não são aleatórios.
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. ... Esses gestos são considerados opcionais segundo as leis do jogo. A sua movimentação consiste no deslocamento de uma casa na direção horizontal, vertical ou diagonal, desde que ela não esteja sob ataque adversário.
O objetivo do jogo é capturar o rei do adversário. Isso acontece por meio do xeque-mate, ou seja, quando o rei do oponente está encurralado e sem possibilidades de fuga. Nessa situação, o vencedor pode capturar o rei ou o adversário pode tombar a peça, como sinal de desistência.
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa. Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem 'pular' sobre nenhuma peça em seu caminho. O CAVALO: O cavalo move-se para a casa mais próxima em relação à qual ocupa, mas não na mesma coluna, fileira ou diagonal.
O bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça. O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L.
Pode "comer" qualquer peça que estiver no seu caminho, mas deve parar assim que "come" uma peça, diferente do jogo "dama", onde uma peça, pulando, pode capturar várias outras peças.
O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar. No primeiro movimento de cada peão, a partir do ponto de partida, pode avançar duas casas e, a partir daí, uma. Um peão pode capturar a peça imediatamente na fileira na diagonal.
O movimento do peão é a mais restrita das peças de xadrez. ... Eles movimentam-se apenas para frente, salvo se ele for "comer" alguma peça. Nesse caso, ele pode movimentar-se para a diagonal, mas nunca para trás.
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
A Dama movimenta-se em linhas retas pelas fileiras, colunas e diagonais no tabuleiro. Não pode pular suas próprias peças ou as adversárias e captura tomando a casa ocupada pela adversária.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. A captura é obrigatória.
Dimensões aproximadas do tabuleiro: 29 x 29 x 2,5 cm (comprimento x largura x altura). Medidas das casas: 3 x 3 cm (comprimento x largura). Medidas das peças de dama: 1,8 x 0,4 cm (diâmetro x espessura).
Tabuleiro Oficial P/ Xadrez Ou Dama 49 X 48 Cm Marchetada.
Tabuleiro de Dama e Xadrez com 24 peças Dama e 32 peças xadrez - Procópio.
64 casas
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuıdas em 8 colunas verticais e 8 fileiras horizontais, cada uma com 8 casas.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
Peões: Só podem se mover uma casa ou duas casas para frente (durante a primeira jogada), e também podem matar na diagonal peças do time adversário. Torre: Se movimentam em linha reta ou para os lados, por todas as casas. Cavalo: Se movimenta em L. Bispo: Se movimenta somente na diagonal por todo o tabuleiro.
Bispo = 3,33. Torre = 5,1. Rainha = 8,8.
Conforme mencionado, cada peça tem um valor diferente e não é surpresa que os valores das peças estão diretamente ligados à força delas. Um peão vale um ponto, um cavalo ou bispo vale três pontos, uma torre vale cinco pontos e uma dama vale nove pontos.
O bispo possui mais mobilidade que o cavalo, está mais bem posicionado, podendo ir de um lado ao outro do tabuleiro em menos tempo. Nessa situação, o valor do Bispo é relativamente maior que a do cavalo, ninguém há de discordar. Dessa forma, não seria bom para as negras a troca do bispo pelo cavalo, através de 1. ...