Dar conta de. Ser capaz de cumprir, executar, fazer; desincumbir-se de: ele dá conta da tarefa. Dar-se conta, dar conta de si. Notar, perceber, cair em si.
2 por causa de, por motivo de, devido a, graças a, em razão de, à conta de, em virtude de, em consequência de, em função de, por obra de, por ação de, por efeito de, a pretexto de, por mérito de, uma vez que, dado que, visto que, já que, posto que, porque.
1 por motivo, devido, graças, por isso, em razão, dado, posto, em consequência, em virtude, por obra, em atenção, por efeito.
Indica a razão de algo ter acontecido: 1 como, visto que, dado que, devido a, em atenção a, em consequência de, em razão de, em virtude de, graças a, já que, por efeito de, por isso que, por motivo de, por obra de, porquanto, porque, posto que, uma vez que.
Exemplo: «A Ana foi à praia por causa que estava bom tempo.» Tratar-se-á simplesmente de uma expressão mais usada na oralidade mas, ainda assim, correcta? Por causa de é a forma correcta, sinónima de porque (por causa de estar = por estar = porque estava).
A expressão por causa de indica a razão de algo ter acontecido, sendo sinônima de: devido a, por motivo de, em razão de, em virtude de, graças a e por obra de, entre outros. Exemplos: Haverá alterações na circulação automóvel por causa de obras rodoviárias.
Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la. (A contração da preposição 'por' mais o artigo definido 'o/a'.)
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Como usar o CUJO. Por: Elias Santana