A Estratégia Saúde da Família (ESF), foi criada como uma estratégia de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo em sua essência, a necessidade de mudança do modelo assistencial, baseando-se na promoção da saúde e na prevenção de doenças ( ROCHA et.
Quando os familiares fazem parte desse contexto, portanto, estão também contribuindo para uma recuperação rápida, além de favorecerem o bem-estar e a qualidade de vida na rotina da pessoa. A presença da família e dos amigos íntimos é primordial para aumentar a sensação de acolhimento, amizade e apoio durante essa fase.
Apoio familiar e suporte médico são fundamentais no tratamento de câncer. Diante do medo, insegurança e esperança, além da rotina pesada de exames e tratamentos, a batalha contra o câncer também é fortalecida pelo amor e companheirismo de pessoas queridas.
Evidenciamos que a participação da família no processo terapêutico dos pacientes portadores de transtornos mentais e dependentes químicos é fundamental e contribui de forma significativa no tratamento e conseqüente melhora.
O patriarcado surgiu, muito provavelmente, da divisão das tarefas nos tempos primitivos. A maternidade limitava as mulheres que, grávidas ou amamentando os seus filhos, não dispunham da mesma capacidade física dos homens, tanto na fuga aos predadores como na caça das presas.
A Criação do Patriarcado explora cerca de 2.