O craqueamento catalítico é um processo de conversão que consiste na quebra de ligações através do fornecimento de energia térmica e ação do catalisador. Pode ser aplicado a uma variedade de matérias primas que vão desde o gasóleo, óleo pesado, triacilglicerídeos e outros.
O craqueamento catalítico é um processo utilizado na indústria petroquímica para converter algumas frações do petróleo que são mais pesadas (isto é, constituídas por compostos de massa molar elevada) em frações mais leves, como a gasolina e o GLP, por exemplo.
O coqueamento retardado é um processo de craqueamento térmico utilizado em refinarias de petróleo, com o objetivo de aumentar a conversão dos resíduos de destilação do petróleo (resíduos de vácuo, resíduos atmosféricos, óleos decantados), transformando-os em produtos mais leves e de maior valor agregado (Ellis e Paul, ...
O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. ... A principal diferença entre essas frações está na quantidade de átomos de carbono nas moléculas de seus constituintes.
Como podemos classificar a reação de número I? Letra d). A reação representada é uma alquilação de Friedel-Crafts porque possui como reagentes o benzeno e um haleto orgânico (composto formado por um radical e um halogênio).
Reação de sulfonação no benzeno Ocorre quando o benzeno é colocado em um meio reacional com a presença de aquecimento e do ácido sulfúrico (H2SO4) como reagente.
31 (PUC-Campinas-SP) Quando o tolueno reage com mistura de ácidos nítrico e sulfúrico concentrados e a quente, deve-se obter: a) orto-nitrotolueno.