As principais características de um bem produzido segundo os critérios da Produção Limpa são: Utilização de materiais não tóxicos e reutilizáveis; Processos limpos e com baixo consumo de energia; ... a pouca diferença da produçao + limpa.
São industrias que não causam poluição pela emissão de substâncias. A energia utilizada por essas empresas são chamadas de energias limpas: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. E por isso são chamadas de "industrias limpas".
De acordo com a publicação, são denominadas “tecnologias limpas” as práticas que previnem ou minimizam problemas ambientais, tais como o elevado consumo de insumos, a poluição e a geração de resíduos.
De maneira prática, as tecnologias limpas são novos processos industriais ou alterações realizadas em processos já existentes, sempre com o objetivo de que o consumo de matérias-primas, o consumo energético, os impactos ambientais e o desperdício sejam sempre minimizados ou mesmo zerados.
A producao de energia a partir da queima da palha de arroz pode ser um exemplo de tecnologia limpa. A producao de energia a partir da palha de arroz pode ser considerada uma tecnologia renovavel, pois pode-se plantar arroz indefinidamente, desde que se cuide do solo repondo seus nutrientes.
Quais os métodos de tecnologias limpas? As tecnologias limpas aplicadas em alimentos podem ser classificadas entre métodos físicos ou químicos. Os métodos físicos são aqueles que utilizam ultrassom, ondas eletromagnéticas (micro-ondas e luz pulsante) ou radiações para promover alterações no alimento.
Tecnologia inovadora pode diminuir o desperdício de energia elétrica. Sistema inovador usa algas para gerar energia enquanto filtra água. Pesquisadores brasileiros desenvolvem método de reaproveitamento de pilhas para produzir grafeno.
Assim sendo, analisando as possibilidades do uso da ecotecnologia, podemos ressaltar diferentes práticas, como:
Ainda de acordo ao UNEP (2010), a Produção mais Limpa busca aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água, energia e demais recursos necessários para a produção, através da não-geração, minimização e ou reciclagem dos resíduos gerados durante o processo, tendo como principais etapas, o planejamento, com o ...
As características preponderantes da economia verde são: baixo carbono, eficiência no uso de recursos naturais e inclusão social. No projeto de economia verde, propõe-se o consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade.
A Economia Verde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma ou UNEP, em inglês) como “uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”.
A noção de economia verde é mais recente que o conceito de desenvolvimento sustentável. Pode-se definir economia verde como aquela que "resulta em melhoria do bem-estar humano e equidade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica" (United Nations..., 2011, p.
O ecocapitalismo, capitalismo verde ou capitalismo sustentável é uma concepção do capitalismo na qual se incorporam os princípios do ecologismo aos da economia de mercado.