— movimento para dentro: induzir, imiscuir-se. Por assimilação, possui como variantes in-, im-, ir- e i-: infiel, impossível, irracional e ilegal.
Estesia - sufixo grego, aésthesis significa sensação. ... Epi - prefixo grego, epí significa sobre. Epiderme - camada externa da derme. Exo - prefixo grego, éxo significa "de fora".
Os prefixos AUTO, CONTRA, EXTRA, INFRA, INTRA, NEO, PROTO, PSEUDO, SEMI, SUPRA, ULTRA, ANTE, ANTI, ARQUI e SOBRE passaram a exigir hífen diante de palavras iniciadas pela consoante H ou por vogal idêntica à do prefixo.
Você conhece os prefixos e sufixos do inglês? ... O prefixo é a parte ou letra que vem antes da palavra principal, ou seja, sempre no início antes da palavra. O sufixo, ao contrário, é adicionado no final da palavra principal.
O que são os sufixos? Primeiramente, os sufixos são letras que nós adicionamos no final de uma palavra que alteram um pouco o significado delas. Isso significa que quando um sufixo é adicionado ao final de uma palavra seu significado muda. A palavra 'beauty', por exemplo, significa 'beleza'.
Os suffixes são os afixos que podem ser acoplados no final da palavra. Além deles, temos os prefixes (prefixos), que são acoplados no começo da palavra, e os infixes (infixos), que podem ser inseridos no meio delas. ... Outro fato interessante é que, em alguns casos, os sufixos mudam a forma como se escreve a palavra-base.
Pois é, em português usamos o prefixo -des, em inglês foi escrito com -un. O adjetivo em questão era comfortable (confortável), após o prefixo '-un' que significa 'não' ele (adjetivo) se tornou uncomfortable (desconfortável).
Principais sufixos
Os sufixos –ible/-able são utilizados para formarem adjetivos que signifiquem “possível, capaz de algo, apropriado”. Por um exemplo, se tomarmos a palavra “accept” (aceitar) e adicionarmos “able”, teremos “acceptable” (aceitável). Ou seja, “[possível, capaz de, apropriado] de ser aceito”.
Assim como no português, os sufixos em inglês são muito importantes na gramática, pois eles tem como principal função, a mudança da classe gramatical de uma palavra. Por exemplo, a palavra happiness (felicidade), que é a junção da palavra happy (feliz) com o sufixo ness.