The ala of sacrum is the upper part of the lateral part of sacrum, lateral to the first sacral vertebra. It is a large triangular surface, which supports the Psoas major and the lumbosacral trunk, and in the articulated pelvis is continuous with the iliac fossa.
Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
O ser humano normalmente tem 12 pares de costelas, elas se articulam posteriormente com a coluna vertebral e anteriormente com o osso esterno, sendo estas responsáveis por formar a maior parte do esqueleto torácico.
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão:
Lesão acima da vértebra C4 provoca morte instantânea, embora não exista nenhum ferimento aparente. Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Tipos de ossos do Esqueleto Humano:
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Chatos ou achatados – finos, em forma de lâmina. Por exemplo, ossos do crânio, costelas e externo; Irregulares – não podem ser inseridos nos grupos anteriores. Por exemplo, vértebras e ossos da face.
Os ossos podem ser classificados, de acordo com seu formato, em longos, curtos, laminares, irregulares e sesamoides. Todos os ossos citados a seguir são longos, exceto: a) Rádio.