Existem diferenças importantes entre o gerúndio e gerundismo: O gerúndio é uma forma nominal do verbo, enquanto o gerundismo é caracterizado pelo uso abusivo dessa forma.
O correto é: Estarei enviando, ou enviarei, ou vou enviar. É um erro inaceitável, sobretudo quando se ouve nos meios educacionais, onde profissionais da área tem a obrigação de empregar corretamente a língua portuguesa.
Porque em Portugal não se usam os verbos no gerúndio? Não é correto afirmar que em Portugal não se usam os verbos no gerúndio. ... Assim, se o verbo auxiliar for o verbo estar, a construção perifrástica indica uma ação durativa que decorre num momento específico (ex.: «Ele estava a estudar/estudando, hoje de manhã»).
As duas formas existem e estão corretas. Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3. ... Dar é a forma do verbo no infinitivo. A dúvida reside em quando se deve utilizar dar e dá, ou seja, quando devemos usar o infinitivo (dar) e quando devemos usar a forma flexionada (dá).
Lê-se é a forma do verbo ler conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula "se", que indetermina o sujeito.
Dedicar-se à leitura (ex.: passa o tempo livre a ler).