A anisocitose (Figura 1) é uma alteração morfológica celular observada através da microscopia óptica em esfregaço sanguíneo, ou hematoscopia. É caracterizada pela diferença de diâmetro celular e pode ser quantificada em discreta, moderada e intensa ou em cruzes (1+,2+ e 3+).
O tratamento da anemia em cachorros é feito com medicamentos que estimulam a produção de sangue na medula, ração para cães adequada com suplementos de vitaminas, vermífugos e, nos casos mais graves, transplante de medula óssea e transfusão de sangue.
Hipocromia é um termo que significa que as hemácias possuem menos quantidade de hemoglobina que o normal, sendo visualizadas no microscópio com uma cor mais clara.
Anemia é um termo médico genérico utilizado de forma generalista para descrever um estado em que o sangue do paciente possui um número abaixo do normal de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, que é a substância responsável por transportar o oxigênio captado pelo pulmão até outras partes do corpo humano.
A anemia é uma condição caracterizada pela queda no conteúdo de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos no sangue. Isso pode ocorrer pela carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro (de longe o mais comum), zinco, vitamina B12 e proteínas.
Alguns sintomas se dão pela queda nos glóbulos vermelhos, como: