Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral. É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Praticada por todas as sociedades.
A prática do extrativismo retira da natureza produtos vegetais, animais e minerais. O extrativismo vegetal visa atender as indústrias de cosméticos, móveis e também fornece alimentos como castanhas, palmito e açaí. O extrativismo animal é utilizado como matéria-prima para indústria e como alimento.
A palavra extrativismo vem de extrair, retirar algo, no caso, retirar da natureza. Temos vários tipos de extrativismo - o vegetal (quando retiramos vegetais da natureza, como castanhas, madeira, látex) e mineral (minerais como petróleo, minério, calcário, etc). A pesca é um tipo de extrativismo.
O extrativismo mineral é a atividade econômica que extrai minérios do solo, dos rios e dos mares. Os mais importantes são ferro, petróleo, manganês, bauxita, níquel, além da prata e do ouro. A extração de minério, atualmente, é altamente mecanizada e sua exploração deixa marcas profundas na região onde acontece.
O extrativismo vegetal consiste na simples extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo homem, como madeira, óleos, frutos, borracha, entre outros. ... No extrativismo, o homem somente coleta os recursos que a natureza lhe proporciona; na agricultura, o homem faz a colheita daquilo que plantou e cultivou.
É considerado indireto, que é o que ocorre na extração da maioria dos minerais, quando o produto extraído é destinado a indústrias para passar por transformações, que darão origens a produtos com maior valor agregado. ... A tecnologia de extração também pode variar entre simples e mais complexa.
O desmatamento, a poluição sonora, bem como a contaminação e poluição dos recursos hídricos e do solo provocam também a perda de biodiversidade. Muitos animais perdem seu habitat e acabam fugindo para outras áreas, bem como há perda de espécies de plantas na região devido à retirada da cobertura vegetal.
Atualmente, dentre os elementos que integram o extrativismo vegetal, podemos citar a madeira, os frutos e em menor escala, a borracha.
Seringueiro
Resposta: As que sejam minimamente possível invasiva, onde não haja contaminação de solos, poluição, e menos destruição, de forma sustentável levando a consideração o quanto a região se limita a extração desde que haja reposição no meio tempo.
É fundamental destacar que é possível, sim, praticar o extrativismo sustentável. Desta maneira, torna-se viável a exploração da natureza de forma correta, impedindo que os recursos se esgotem e que o ecossistema fique comprometido.
Resposta. São muitos, dentre elas deve-se tomar cuidado para não causar a desertificação da área, não extrair espécies raras, deve-se garantir o ciclo de renovação de nutrientes do solo etc.