O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem. ... Adjunto adverbial indicando intensidade: Eu estudei pouco.
Não é uma locução verbal ,porque não tem nenhum verbo na frase. É uma locução adverbial,pois tem uma preposição ligada a um advérbio de tempo.
À noite indica um período do dia, isto é um período que pertence a uma parte do dia... É um adjunto adverbial de tempo. À noite é sempre frio aqui na cidade. A noite, sem o acento indicativo de crase, indica um elemento do dia.
As duas expressões estão corretas e são sinônimas. Podemos utilizar à noite ou de noite sempre que quisermos referir algo que ocorre durante o período da noite.
A expressão à noite é uma locução adverbial de tempo, ela é escrita com crase, obrigatoriamente, assim como também acontece em algumas outras locuções adverbiais, como: à frente, à tarde, à luz, à direita, à semelhança, à deriva, à exceção, à vista, entre outras.
O sujeito não é precedido de preposição, portanto não pode haver o acento indicador de crase, que é a junção da preposição a com o artigo a ou as. 2) À noite, fazia frio.
A resposta é negativa. Ocorre a crase quando dois "as" se encontram. ... Caso o período fosse "Pela manhã, chegava e, à tarde, caía fora", aí sim, o emprego do acento grave (indicador da ocorrência de crase) seria necessário.
05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. ... 06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.