Embora no Brasil os castigos “físicos” escolares tenham sido proibidos por lei desde o final do século XIX, com a primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar, de 1827, eles continuaram em vigor por um longo período do século XX, como práticas humilhantes mantidas no interior da escola.
Nesse contexto, a perspectiva teórica comportamental possui uma relação estreita com a aprendizagem, visto que o comportamento humano pode ser entendido como ação recíproca entre aquilo que o indivíduo faz e o ambiente em que ele vive. ... Sendo um local onde acontece o processo de ensino-aprendizagem.
A palmatória, por vezes também chamada férula, é um artefato geralmente de madeira formado por um círculo e uma haste. Foi muito utilizada no passado nas escolas pelos professores a fim de castigar alunos indisciplinados, golpeando-a na palma da mão do aluno castigado.
Com as campanhas pelo fim da violência infantil da década de 1970, o castigo corporal foi condenado. Transformado em crime na década de 1980, o uso do instrumento foi defitivamente abolido com a elaboração do Estatudo da Criança e do Adolescente, em 1990.
A palmatória foi o principal instrumento para aplicar castigos nos alunos desordeiros ou traquinas. ... Apesar do nome, a palmatória era também utilizada em outras parte do corpo, além da palma da mão. Por vezes a violenta disciplina era aplicada em excesso. Foi o caso do estudante que recebeu golpes na cabeça e no rosto.
A prática só começou a ser repensada em 1970, com as campanhas pelo fim da violência infantil, na década de 1970. Na década de 1980, foi considerada crime. Assim como no Brasil, o uso da palmatória, e do castigo físico em geral, é considerado crime em diversas partes do mundo.
Fazer o aluno ficar por alguns minutos ajoelhado no milho era outra forma de castigo muito usada pelos professores antigamente. A criança que cometia a “infração” era obrigado a ficar ajoelhado no grão normalmente na frente da turma toda, até o mestre decidir que já era suficiente.
A palmatória é feita de madeira e tem tamanho variado, geralmente em torno de 40 cm de comprimento e de 5 cm a 10 cm de largura. Algumas têm buracos para aumentar a velocidade do golpe e a dor. Os golpes são aplicados por um professor, diretor ou outro funcionário autorizado.
Explicação: Foi utilizada até a década de 1980. Para justificar você deverá ler o seu texto, e escrever a passagem em que isso ocorre.
A escola que temos hoje é uma instituição simples, com pouco espaço físico, formada por normas ou regras que direcionam um objetivo de ensino. Estas normas que precisam ser seguidas, muitas vezes privilegiando os seus próprios interesses.
- Falar: é o principal motivo, falar com o companheiro e não prestar atenção na sala de aula. - Levar brinquedos de casa e se entreter com eles na aula. - Bater em um companheiro. - Não participar nas atividades e exercícios que são feitos na sala de aula.
Ações para prevenir a indisciplina na sala de aula
Antes de 1961, o sistema de ensino brasileiro se compunha de três níveis: primário, médio e superior. O ensino primário era alfabetizador e dividia-se em “fundamental”, para crianças de 7 a 12 anos e “supletivo”, para jovens e adultos. ... Por fim, havia o ensino superior.
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica e da moda colorida e futurista. Nesta época, a new wave e o synth-pop se tornaram gêneros musicais mais populares, assim como toda a estrutura da dance music. ... Michael Jackson foi definitivamente o maior ícone da década de 1980.
No fim da década de 1940, as escolas secundárias têm forte expansão e, aos poucos, vão perdendo seu caráter elitista, embora o acesso ainda não fosse de todos. Segundo dados do Serviço de Estatística do Ministério da Educação e Cultura, em 1940, eram 155 mil frequentadores dessa etapa escolar.