Hegel desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizado como base para várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a religião e a filosofia. A teoria afirma que quaisquer contradições e dialéticas podem ser resolvidas com a criação de um modelo que pode refletir no indivíduo e no Estado.
Em Hegel, a razão de ser de toda sociedade é simultaneamente consciência e movimento; pensamento e realidade; tempo e história; identidade e diferença.
A Astúcia da Razão consiste em salvaguardar a ideia, permitindo que as paixões atuem por si mesmas, experimentem perdas e danos para que nessa luta e nessa perda sempre sobressaia algo, sempre exceda algo positivo, afirmativo.
Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
A negação do conhecimento real é essencial para adquirir o conhecimento. Portanto, se adquiri o conhecimento através da razão, por meio de um processo dialético que o homem precisa usar para alcançar o entendimento das coisas. Nisso consiste a importância do uso da razão para Hegel e a síntese do conhecimento.
O ato de conhecer que a consciência realiza, num movimento interno entre seu saber e seu objeto que faz surgir diante dela um novo objeto e um novo saber, Hegel denomina de movimento dialético. ... É sim, processo de formação da ciência da experiência que a consciência faz de si mesma como sua própria verdade.
Hegel criou um sistema chamado dialética, que é um processo espiral sobre o conhecimento, partindo da uma ideia base que é chamada de tese, contrariada por outra ideia, chamada de antítese e chegando a uma conclusão chamada de síntese, que passa a ser uma nova tese, por isso, espiral, algo que não tem fim, mas uma ...
“A consciência-de-si é em si e para si quando e porque é em si e para si uma Outra; quer dizer, só é como algo reconhecido” (HEGEL, 1988, p. ... A consciência é aquela que conhece o mundo, e analisando esta etapa podemos notar que ela se divide em três momentos que são sucessivos: certeza sensível, percepção e intelecto.
Nesse sentido Hegel atribui centralidade ao conteúdo e não aos métodos e técnicas. O conteúdo deve ser ministrado enquanto direito e também necessidade, pois é por ele que o homem aprende a ser livre, isto é, racional.
Ditadura do proletariado Marx achava que a dialética de Hegel estava de "cabeça para baixo" e era preciso corrigi-la. ... Na dialética marxista, a burguesia seria a tese - e o proletariado, sua antítese. A síntese seria a superação da sociedade de classes por uma sem classes, o comunismo.
Hegel introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do próprio mundo, muitas vezes chamado de "dialética": uma progressão em que cada movimento sucessivo surge como uma solução para as contradições inerentes ao movimento anterior.
Idealismo Absoluto ou Hegelianismo A ideia fundamental de Hegel é a de que o objetivo da filosofia é o mesmo da religião, o absoluto em Deus.