Determinante: é definido pelo termo que acompanha o substantivo, o que determina ele. Os determinantes, geralmente, antecedem os nomes e concordam com eles em gênero e número.
Sintagma nominal: Constitui-se de um nome e seus respectivos determinantes. Geralmente são representados pelo sujeito e pelos complementos verbais da oração.
Determinantes é o plural de determinante. O mesmo que: causas, complementos, decisivos, definitivos, motivos, razões, terminantes.
ex: bom dia, leite magro); • sintagma oracional, o qual é composto por membros oracionais (p. ex: A vida é cão.); • sintagma super-oracional, composto por orações (p. ex: Se fizer bom tempo, vou sair).
Resposta. Sintagma é uma unidade formada por uma ou várias palavras que, juntas, desempenham uma função na frase.
Em Linguística, Ferdinand de Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e que assim formam conjuntos. O encadeamento desses elementos chama-se sintagma.
O sintagma nominal que completa o sentido do verbo produziu é "um efeito totalmente inesperado". > o predicado dessa oração é classificado como predicado verbal, pois tem como núcleo um verbo ("produziu").
Resposta: Sintagma é o conjunto de palavras subordinadas aos núcleos das orações. Como toda oração é formada pelo sujeito + predicado, o estudo do sintagma é uma análise do sentido e da função das palavras que acompanham justamente o núcleo desse sujeito e o núcleo desse predicado.
Cada um desses sintagmas terá um núcleo - que pode ser o único integrante do sintagma. A frase em questão trata-se de uma oração, orientada pelo verbo "mora". O núcleo do sintagma nominal é o substantivo "felicidade".
Sintagma Nominal e os Determinantes
Temos o sintagma nominal, formado pelo grupo de palavras que formam o sujeito: os garotos, cujo núcleo, a palavra principal, é garotos – determinando, assim, o núcleo do sintagma nominal.
O único que não seria flexionado é o termo "da fruta", que apenas limita o picolé do qual estamos falando. Com isso, podemos afirmar que o núcleo do sintagma nominal dado é o substantivo "picolé".
A) Qual é o núcleo do sintagma nominal o novo picolé de fruta naturalmente artificializado? Por quê? Picolé, porque é a palavra mais importante do sintagma.
Resposta. Porque este adjetivo tem como referência o termo "picolé", substantivo masculino.
a) Sintagma nominal: tem como núcleo o substantivo e exerce a função de núcleo do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto, do predicativo do sujeito, do predicativo do objeto, do complemento nominal, do adjunto adnominal, do adjunto adverbial, do agente da passiva, do aposto e do vocativo.
Resposta. Resposta: O sujeito do cartaz é "Brinquedo". O sujeito brinquedo está no singular.
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
Resposta. e quando se diz "A artista" sabe-se que é feminino por conta do "a".