A descoberta de uma traição é capaz de transformar qualquer relacionamento amoroso, seja namoro ou casamento. A vida do casal pode mudar para melhor ou piorar consideravelmente, mas, com certeza, nunca mais será a mesma.
Embora isso possa ser verdade em alguns casos, os especialistas indicam que mesmo pessoas emocionalmente estáveis em um relacionamento saudável podem trair. Segundo os profissionais, mesmo as pessoas em um casamento feliz podem arriscar tudo para cometer infidelidade.
Por esse motivo, é importante deixar claro que você pode observar se certos sinais de traição existem, mas a melhor forma de ter certeza disso é com uma investigação conjugal.
Os dados mostram que, entre 18 e 25 anos, cerca de 65% dos homens dizem que já traíram; na faixa dos 40 a 50 anos, esse número passa dos 70%; já dos homens entre 60 e 70 anos, cerca de 75% afirmam já terem sido infiéis. Entre as mulheres, é possível notar que a infidelidade é mais frequente entre as jovens: na faixa dos 18 aos 25, 48% admitem que já traíram, enquanto apenas pouco mais de 20% das mulheres entre 60 e 70 anos assumem o mesmo.
Já as mulheres tendem a estabelecer um laço afetivo com a pessoa escolhida para a infidelidade. Elas estudam mais as suas possibilidades e geralmente traem somente quando o relacionamento atual está ruim. No entanto, as mulheres mais jovens costumam trair para satisfazer suas necessidades emocionais e sexuais, da mesma forma que os homens fazem.
Quem foi traído deseja se encolher, quer se esconder e de fato se sente como se estivesse contaminado. Os pensamentos persistentes podem ser “deve haver algo errado comigo”, “algo estava errado com o casamento” ou “eu falhei”.
É como se a infidelidade fosse embaraçosa para ambos lados. Alguém poderia pensar que isso é verdade para o cônjuge infiel, o que acontece na maioria das vezes. Mas o cônjuge ferido também sente o constrangimento e a vergonha.
Ser alvo de uma traição é tão complicado que a pessoa traída pode atribuir à culpa da atitude do outro a si mesma. Começa a pensar se não fez algo para afastar o parceiro e se não criou expectativas altas demais para o relacionamento, causando a situação desagradável.
A pessoa que trai pode tê-lo feito em um momento de espontaneidade, sem considerar as consequências, motivada pela excitação e o fator “proibido” da traição. Assim que é revelada, seja por outras pessoas ou por quem traiu, ela pode se sentir culpada e nunca mais repetir esse comportamento.
A ciência explica que os homens traem mais que as mulheres por que possuem maior capacidade de separar o sexo do amor e, assim, concretizar a traição ou traições. Além disso, não costumam pensar nas consequências e têm mais confiança que conseguirão escapar da situação caso sejam pegos. Geralmente, quando o homem trai ele busca prazer ou atenção em outra parceira.
Perdoar não é o mesmo que conceder permissão ao parceiro para trair ou aceitá-lo de volta em sua vida. O perdão beneficia quem foi traído porque promove a libertação de emoções e de sentimentos desagradáveis, os quais fortalecem o apego da pessoa à situação dolorosa.
Pessoas que descobrem a traição por meio de outras fontes, como amigos ou vizinhos, costumam reagir com incredulidade. Será mesmo que a infidelidade aconteceu? Como saber se fulano(a) não mentiu? A descrença também pode surgir quando a pessoa que traiu revela o que fez abertamente.
Se você foi traído, também não quer contar a ninguém por medo da rotulação, da pena ou do sentimento de vergonha que os cônjuges traídos podem sentir. Além disso, pode não querer o conselho não solicitado que muitos escolhem dar.
De genética a ciúme excessivo, as razões para trair alguém são tantas quanto o número de pesquisas sobre o assunto. Se você está curioso com o que anda circulando por aí em torno do tema, separamos oito estudos sobre traição.
Por mais difícil que seja enxergar a infidelidade no relacionamento sem a influência das emoções, precisamos analisar cada caso de acordo com a sua realidade. As motivações para a traição podem ser:
Críticas constantes e observações que antes não eram feitas podem ser uma forma de tirar a atenção de si mesmo ou culpar a parceira pelo comportamento infiel. Ao evitar atender ligações quando a parceira está por perto, os homens que traem estão mostrando que há algo a ser escondido.
Eles não queriam fingir ou ficar dentro de um determinado molde, já que era um mundo totalmente novo, sem regras, exceto aqueles que eles escolheram criar com um novo parceiro.
Ao surgir os primeiros sinais de traição, quem está se sentindo traído pode até mesmo ter que contratar um detetive particular para descobrir o que está acontecendo.
Os principais sinais de arrependimento de uma traição são:
É muito comum, nessa situação, aquele que trai se sentir um canalha, a pior das criaturas. ... Porém, na maioria das vezes, a traição não foi um caso planejado. O arrependimento de quem trai pode ser realmente sincero. A verdade é que todos nós temos nossos defeitos e fraquezas, mas elas não definem nosso caráter.
Um estudo apresentado no livro "The Normal Bar" mostrou que 27% dos casais mais felizes já passaram por alguma situação de traição. Sim, é possível cometer erros como este e se arrepender sinceramente, mas vai do parceiro de perdoá-lo ou não.
Pergunte-lhe o que deve fazer para que ele volte a confiar em você e, se estiver de acordo, prometa que fará o possível. Conversem novamente sobre seus planos juntos e retomem os que foram deixados para trás. Diga que nunca teve nada "a longo prazo" com o outro, e que agora só existe um homem nos seus planos.
Fale somente a verdade. Seja tão sincero quanto possível, sem deixar detalhes de lado. Por mais que ache alguns detalhes do caso extraconjugal desnecessários, fazer "meia confissão" só vai piorar sua situação. Se tiver traído sua esposa várias vezes, por exemplo, vai estar mentindo se disser que só o fez uma vez.
Então, se você teve um caso que durou bem mais que um dia ou se você trabalha ou mora perto da outra pessoa, afaste-se completamente dela. Corte qualquer relação que possa te fazer pensar ou cogitar trair sua parceira novamente e faça o que você deveria ter feito desde o começo: respeite sua companheira.
Receba o conselho de alguém em quem confia.
Como não cair na tentação de trair
Para muitos, superar uma traição é uma atitude difícil, quase impossível. Mas muita gente consegue passar por cima do orgulho e dar uma nova chance ao parceiro. ... Segundo especialistas, ao descobrir uma traição a pessoa passa por cinco fases até que finalmente perceba que a vida continua e que é preciso reagir.