O termo “expressão corporal” foi criado na década de 1950 pela bailarina e, posteriormente, psicomotricista Patricia Stokoe, para dar conta de um novo tipo de linguagem corporal que estava sendo criado e desenvolvido.
Ter cuidado com elas pode ajudar você a passar uma melhor impressão aos demais e transmitir mensagens de uma maneira mais positiva.
Conheça a pessoa. Para conseguir interpretar alguém, você precisar conhecer bem a pessoa. Conhecendo alguém pessoalmente, você terá uma ideia melhor do que ela gosta e não gosta, quais são seus hábitos e quais são suas características inatas. Por exemplo, você pode ter um amigo que é normalmente muito inquieto.
Continue a leitura e confira quais são os principais tipos de linguagem corporal e o que cada um deles representa:
Por exemplo, quando falamos com alguém e colocamos a mão no ombro da pessoa. Mergulhão Mendes é sintético: “Geralmente colocamos a mão naquilo que é nosso”, ou seja, o gesto pode indicar que a pessoa se sente num estado de superioridade em relação àquela com quem conversa.
A mão passando pelo cabelo é geralmente um indicativo de interesse, especialmente nas mulheres, que costumam ter fios mais longos. Alguém que quer seduzir geralmente recorre a esse gesto, sem perceber.
Gesticular enquanto fala - o famoso "falar com as mãos" - é comum em todo o mundo, entre todas as culturas. Muitos teóricos da comunicação acreditam que o gesto serve para enfatizar pontos importantes da fala, ou para elucidar ideias específicas - lembre-se da pessoa "desenhando no ar" algo a que se refere.
Mão no bolso é uma linguagem corporal de descaso e desinteresse.
Pois quando você não tira as mãos dos bolsos quando desce escadas há uma grande dificuldade para você chegar até o chão, pois o movimento do seu corpo com suas mãos presas, dificulta sua locomoção. Assim tendemos a nos preocupar somente conosco e esquecemos do que está ocorrendo ao nosso redor.
Quando o contato é feito com a palma da mão, significa familiaridade, carinho e calor. O toque apenas com as pontas dos dedos representa menos carinho e até um certo desconforto.
Pegar sua mão, ajeitar seu cabelo ou te fazer algum carinho demonstra cuidado e vontade de criar intimidade com você. Se ele tem o costume de te direcionar elogios e galanteios, ele pode estar interessado em você. Além de demonstrar que ele te admira, os homens sabem muito bem que nós adoramos receber elogios.
Se o homem deixa a mão na cintura (pode ser no bolso ou no cinto), ele, em geral, pretende demonstrar força. A mesma coisa acontece quando ele se senta com as pernas muito separadas.