Aristóteles discordava de quase todas as ideias de seu mestre, Platão. Aristóteles acreditava que a nossa experiência é o que nos leva a conhecer e a entender o mundo. Ele acreditava que todos os seres são fruto da junção da essência e da matéria. Ele não acreditava num “mundo das ideias” que existia além da realidade.
Na teoria metafísica aristotélica destaca-se o que chamamos de Teoria das Quatro Causas. São elas as causas: material, formal, eficiente e final. As duas primeiras objetivam explicar a constituição dos seres, das substâncias.
Platão achava que existia uma realidade abstrata dentro da realidade material. Essa realidade abstrata seria o Mundo das Ideias, que é o responsável por dar forma a tudo que nós conhecemos no mundo material. ... Além disso, uma das principais ideias de Platão relacionava este universo à razão.
Principais ideias de Sócrates
Conhecimento. Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão (daí a célebre frase "Só sei que nada sei"!). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana.
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Resposta. Resposta: A pergunta fundamental de Sócrates era: Qual é a essência do ser humano, ou o que o ser humano é essencialmente?
socrates, nasceu em Atenas, fundou a filosofia, um dos seus primeiro estudos foi sobre a natureza da alma humana, considerado um dos mais e inteligentes, através das palavras tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano; platão, foi um filosofo e matemático da época do período clássico da ...
Resposta. Sócrates tentava descobrir a verdade das coisas. O conhecimento verdadeiro.
A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.
Maiêutica ou Método Socrático consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo.
Ironia significa simulação. É a capacidade que permite a simulação subtil de dizer uma coisa pensando em outra. Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio. É a ação de dizer uma coisa com o fim de fazer entender outra coisa que é geralmente o seu contrário.
Na literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor. Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo.
A ironia era composta de perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade.
A ironia socrática consiste em perguntar, fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. A maiêutica de Sócrates conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto de discussão.
Que é basicamente dar ao indivíduo, através de certos meios, condições de dar a luz a novas ideias e concepções. Era utilizado pro Sócrates para que ele pudesse fazer o ouvinte a conceber por si só a verdade absoluta ou pelo menos, chegasse perto.
Ironia é uma figura de linguagem que utiliza palavras com sentido oposto para dar ênfase ao discurso. ... A palavra ironia tem origem grega (euroneia) e significa dissimulação, fingimento. Para entender melhor esse conceito, vejamos um exemplo: Doutor, agradeço o fato de ser tão atencioso comigo.
A ironia é uma figura na linguagem na qual você diz o contrário do que realmente quer dizer. tal como: "nossa, muito obrigado, você me ajudou muito", quando por exemplo, alguém não se mostra interessado em te ajudar de verdade.
Existem basicamente três tipos de ironia:
A ironia é definida como um recurso da linguagem que gera um efeito de sentido contrário ao significado da palavra e/ou expressões utiliza no contexto com a finalidade de criticar ou ridicularizar o elemento (ou realidade) em questão.
Adj. Em que há ironia: sorriso irônico. Que emprega ironia: espírito irônico. Questionado sobre a possibilidade de um recurso, caso o STF negue o habeas corpus, Grossi foi irônico.
A ironia contida nesta charge é que o missionário europeu (que havia lá ido para ensinar os nativos as práticas e crenças do Cristianismo), agora os estava preparando para o serviço militar em favor das potências europeias.