RESUMO: A estabilidade de medicamentos é a extensão na qual um produto mantém suas características dentro de critérios de aceitação ao longo do tempo.
O estudo de estabilidade serve, principalmente, para analisar todos os pontos críticos do ciclo de vida do medicamento. Observando como a substância se comporta em diferentes condições de umidade, temperatura e luz. Mas além desses aspectos mais básicos, existem outros fatores que podem impactar a estabilidade.
Teste de Estabilidade Acelerada A duração pode ser estendida por seis meses ou até um ano, dependendo do tipo de produto cosmético. Neste estudo, são empregadas condições menos extremas que o teste de Estabilidade Preliminar, e sua finalidade é determinar a estabilidade do produto e seu prazo de validade.
Que fatores interferem na estabilidade dos medicamentos e podem ser controláveis no armazenamento? pH, temperatura e ventilação; B.
XVI-Testes indicativos de estabilidade - Métodos analíticos quantitativos indicados para análise de amostras de estabilidade, validados, capazes de detectar, ao longo do tempo, mudanças nas propriedades físicas, químicas ou microbiológicas de uma substância.
Significado de Estabilidade Permanência ou duração; que não se altera: a estabilidade do poder. [Jurídico] Circunstância em que uma pessoa não corre o risco de ser demitida; situação do funcionário público que, admitido por concurso, só pode ser demitido por ação judicial.
Há diversos fatores que necessitam de observação — talvez o mais importante deles seja a temperatura. Ela pode acelerar a degradação química dos medicamentos e, assim, torná-los inúteis. A umidade e a luminosidade também podem alterar a estabilidade dos produtos.
Aproveite! Com relação aos 'Medicamentos Controlados', o Regulamento Técnico (P. 344/98) já determina que TODOS os medicamentos com substâncias pertencentes as suas listas devem ser armazenados em local que confira segurança e com acesso restrito.
13.
Reconhecimento de medicamentos deteriorados pode apresentar cheiro de vinagre. Cor: Alguns medicamentos mudam de cor ou ficam manchados. Fragmentação: Quando os comprimidos estão úmidos, aderem um ao outro ou quebram com facilidade. Ressecamento: Alguns medicamentos ficam ressecados, assemelhando-se a terra seca.
No ato do recebimento, cada entrada deve ser examinada quanto à respectiva documentação e fisicamente inspecionada para que sejam verificados suas condições físicas, rotulagem, tipo, data de fabricação, validade e quantidade.
Em geral, ele é dividido em algumas fases:
Analisando o organograma funcional de um almoxarifado podemos resumir as suas principais atribuições:
Mas alguns itens são essenciais para garantir a segurança da dispensação: o nome, o registro no Conselho Profissional e a assinatura do prescritor e, ainda de forma legível, o nome do medicamento, a concentração, a dose, o intervalo de administração, a quantidade e a duração do tratamento.
Orientações para evitar erros de dispensação
LISTAS A1 e A2 (Entorpecentes) e A3 (Psicotrópicos) Pode ser prescrito somente 1 (um) medicamento por “Notificação de Receita” e no máximo 5 (cinco) ampolas para medicamentos injetáveis. A quantidade dispensada deve atender o suficiente para até 30 dias de tratamento, conforme posologia registrada na notificação.