Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. ...
A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é. Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.
Franz Boas deixou uma enorme quantidade de obras, entre elas, destacam-se: “A Mente do Homem Primitivo” (1911), obra que foi considerada um dos textos fundamentais da Antropologia, “Handbook of Americanan Indian Languages, uma importante contribuição no campo das línguas pré-colombianas, “Raça Linguagem e Cultura” ( ...
Na visão evolucionista "cultura" era um atributo das sociedade ditas "civilizadas", nessas medidas outras sociedades não teriam cultura, mas Boas fala em "culturas" no plural, reconhecendo que cada sociedade constrói sua cultura e que é impossível determinar uma hierarquia entre essas diferentes "culturas".
Uma das contribuições teóricas mais importantes de Franz Boas à antropologia foi um novo olhar para o estudo da cultura. ... Isso resultou em antropólogos focando mais as particularidades de cada sociedade em vez de comparar culturas para fazer generalizações conjecturais.
Segundo Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido à suas ações. Ela ocorre na mediação das relações dos indivíduos entre si, na produção de sentidos e significados.
Foram importantíssimas, pois colocaram em xeque a ideia do cuidado doméstico e de uma suposta sensibilidade e fragilidade do sexo feminino como padrão universal - elas abriram caminho para os estudos de relações de gênero na antropologia, conferindo à crítica aos estereótipos e às atribuições de papéis sociais ...
Mead observou que em uma tribo, ambos homens e mulheres eram dóceis e "maternais". ... Assim, Mead concluiu que as personalidades e temperamentos masculino e feminino são frutos do condicionamento social ao qual o indivíduo é submetido. A construção desses elementos é social, variando de acordo com a comunidade.
A autora observou que o principal objetivo da investigação antropológica deve ser desenvolvida a fim de fornecer base para o entendimento da sociedade, como ela descreve em "sexo e temperamento em três sociedades primitivas", argumentando sobre as condições da mulher e como fatores sociais e culturais influenciam na ...