O Átrio Esquerdo (letra B) é a câmara que receberá o sangue oxigenado que vem das veias pulmonares (número IV).
Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo. Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso.
Essa última, também denominada de grande circulação, leva o sangue rico em oxigênio presente no ventrículo esquerdo para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos.
O movimento em que o coração se contrai para expulsar o sangue de seu interior chama-se SÍSTOLE. O movimento que o coração faz para permitir que o sangue volte e encher suas cavidades chama-se DIÁSTOLE.
O sangue desoxigenado retorna ao coração através do sistema venoso da nossa circulação. O coração desempenha um papel importante aqui: ele não só bombeia o sangue sob alta pressão pelas artérias no corpo, mas também suga o sangue de volta do corpo para o átrio direito. Isso se chama retorno venoso.
Quando caminhamos, a nossa panturrilha empurra o sangue de volta ao coração”, explica Luiz Fernando Kubrusly, cirurgião vascular do Hospital Vita. As válvulas ou valvas presentes nas veias direcionam o caminho correto, e evitam que o sangue volte ao pé durante a subida.
A bomba muscular promove o transporte de sangue para o coração. Quando andamos, os músculos da perna se contraem e relaxam repetidamente. Toda vez que esses músculos se contraem, comprimem as veias do sistema venoso profundo das pernas, promovendo o transporte de sangue para o coração.
Válvulas venosas defeituosas Se a funcionalidade das válvula está comprometida, ou se foi destruída, por lesão ou após inflamação, o trabalho realizado pelos músculos das pernas, em alguns casos, bombeia o sangue em direção ao coração pelas veias subcutâneas, ao invés de pelas veias profundas.
Resposta. Resposta: Letra C- Uma dano às valvas venosas.
A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa. No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
O segundo coração Não é de hoje que as panturrilhas são consideradas uma espécie de “segundo coração” do nosso corpo. É por meio da contração e do relaxamento desses músculos das pernas que o sangue é bombeado de volta para o coração com mais eficiência.
A panturrilha é fundamental para a circulação do sangue e para evitar que o mesmo se acumule nos membros inferiores. Quando as panturrilhas estão com a musculatura fortalecida, conseguem impulsionar o fluxo sanguíneo das pernas de volta ao coração.
Isto é, quando estamos de pé, os músculos se contraem constantemente conforme nos desequilibramos para frente e para trás, de um lado para o outro. Isto faz com que os tendões e músculos que passam pela batata da perna fiquem o tempo todo contraindo e relaxando, gerando movimentos diversos nas pernas.
A panturrilha que é, muitas vezes, chamada de batata da perna, é uma proeminência muscular chamada tríceps sural, localizada na parte posterior (atrás) das pernas, sendo formada principalmente pelos músculos gastrocnêmico e sóleo.
Panturrilha em pé ou levantamento da panturrilha Nesse tipo de exercício, basta apoiar-se na parede ou em um banco, ficar de ponta de pé e retornar à posição inicial, fazendo essa sequência de acordo com a recomendação do instrutor.
Para aliviar a dor na panturrilha, algumas estratégias simples que podem ajudar são:
Anatomia e função dos músculos da panturrilha A panturrilha, ou tríceps sural, é um conjunto de três músculos localizados na parte de trás da perna: gastrocnêmio, sóleo e plantar. Esses músculos se unem para formar o tendão de Aquiles e, então, se inserem no calcâneo, o osso do calcanhar.
Os músculos isquiotibiais ou músculos posteriores da coxa dividem-se em: Semitendíneo; Semimembranoso; Bíceps femoral.
O músculo sóleo é um músculo largo e plano encontrado na região posterior da perna.
A panturrilha (também chamadas de panturrilha, sura, batata ou barriga da perna, gêmeos ou coração venoso periférico) é uma proeminência muscular denominada tríceps sural, situada na face póstero-superior de cada uma das pernas, formada principalmente pelos músculos gastrocnêmio e sóleo.
No uso comum, a perna humana é o membro inferior do corpo humano, desde o quadril até o tornozelo, incluindo a coxa, os joelhos e as panturrilhas. O maior osso do corpo humano, o fêmur, está localizado na perna. Na anatomia humana, a perna é a parte do membro inferior que fica entre o joelho e o tornozelo.
Músculos dos Membros Inferiores
As Articulações do Membro Inferior. As articulações do membro inferior são basicamente articulações sinoviais. Sendo as mais importantes: articulação do quadril, articulação do joelho, articulação do tornozelo e as articulações do pé.
No total, os membros inferiores são formados por 62 ossos, que estão conectados ao restante do esqueleto pela cintura pélvica. Didaticamente, os ossos desse membro são divididos em quatro grupos principais: ossos do quadril, coxa, perna e pé.
Os nervos femoral e ciático (isquiático) são os mais importantes, pois são a origem de todos os nervos subsequentes dos membros inferiores.