Os exercícios são simples, acessíveis a pessoas de todas as idades e podem ser realizados em qualquer lugar sem necessidade de roupas especiais ou de equipamentos. ... A característica básica dos exercícios é a fusão de movimentos de alongamento com tração, controlado pelo praticante, dentro de seus próprios limites.
A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens.
São os centros de treinamento ou ginásios de ginastica rítmica. Antigamente, só os homens praticavam ginastica artística, porém, com o passar do tempo e com a luta das mulheres por igualdade, elas ganharam o direito a praticar essa modalidade de ginastica.
Além do avião (movimento com os braços abertos), flic-flac (o atleta estica os braços para dar impulso e realiza a acrobacia), parafuso (sem as mãos, é feita uma rotação em torno do corpo no solo) e dos Santos (consiste em dois giros, seguido de dois mortais, além de uma flexão no quadril.
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas e Barra-Fixa.
Atualmente, ainda há diferenças entre os sexos masculino e feminino, no que se refere à ginástica artística: são seis as provas masculinas e quatro as femininas.