A cidade está inserida em roteiros turísticos por oferecer várias opções, das quais a mais conhecida e difundida é a famosa Pedra do Ingá ou Itacoatiaras do Ingá como também é conhecida. Para chegar até lá basta pegar a BR-101 e acessar a rodovia PB-090. O sítio arqueológico fica na zona rural da cidade.
Hoje, porém, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba realiza os primeiros levantamentos dos sítios rupestres inseridos nos vários municípios do Brejo. No caso de Bananeiras, selecionamos três sítios pré-históricos: Umari, Pedra Preta e Gruta dos Morcegos.
O termo itacoatiara, originário da língua Tupi-Guarani e com o significado de escrita ou desenho na pedra, vem sendo utilizado no Brasil como sinônimo para a expressão gravura rupestre.
Itacoatiara é um vocábulo indígena que significa pedra pintada, pedra escrita. Procede do tupi ou nheengatu itá: pedra; e coatiara: pintado, gravado, escrito, esculpido.
Símbolo de beleza e natureza exuberante em Niterói, Itacoatiara foi eleita a 12ª melhor praia do Brasil pelo site TripAdvisor, ficando à frente de outras famosas no país, como a da Barra, no Rio; do Forte, em Cabo Frio; e de Canoa Quebrada, no Ceará.
Itacoatiara possuí uma área total de 8.
10 de dezembro de 1857
A cidade de Itacoatiara (a 170 quilômetros de Manaus) foi fundada em 1683 e atuou como a “capital” do Amazonas. Essas e outras teorias fazem parte de um levantamento de cinco décadas feitas pelo historiador Francisco Gomes que defende: Itacoatiara tem 329 anos e fará aniversário no próximo dia 9.
Lista dos 27 bairros, distritos e localidades no município de Itacoatiara (AM)
Como Chegar em Itacoatiara De onibus: No terminal de ônibus que se localiza próximo a estação das barcas é possível pegar o ônibus linha 38 que deixa próximo a praia (em frente a uma cabine da policia). São cerca de 30 minutos.
Amazonas
175.
217 metros
Manaus completa 351 anos neste sábado (24).
Manaus 350 anos: conheça a capital do Amazonas em números | Manaus | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus.
Portal do Município de Manaus A história da cidade de Manaus ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de seus 350 anos de existência, contra os mais de quinhentos anos do país.
Manaus foi fundada há muito tempo atrás. Era apenas um forte feito de pedra e de barro, que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões espanholas. Em volta, moravam várias tribos de índios: os barés, os banibas, os passés. Também havia uma tribo chamada "manaós", que acabou dando nome à cidade.
Exposições, palestra, concerto e novo roteiro em Libras do Teatro Amazonas compõem a programação cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para celebrar 351 anos de Manaus, neste sábado (24/10).
24 de outubro
O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que foi convencionada a usar como o nascimento da cidade.
A frente fria que atingiu Manaus na madrugada da quarta-feira, 19 de julho de 1975 baixou a temperatura para 17°C. No Sul do Amazonas, a temperatura chegou a 5°C. Alguns jornais da capital chegaram a dar em manchetes que pessoas mais idosas não resistiram ao “intenso” frio e acabaram morrendo.
Predefinição:Tabela climática de Manaus
de Manaus
Mas nunca as temperaturas foram tão baixas quanto no dia 21 de julho de 1983, quando os termômetros marcaram a temperatura mais baixa jamais registrada: -89,2°C. Perto da estação está o lago Vostok, um dos maiores lagos do planeta, coberto por quatro quilômetros de gelo.