No próximo domingo, 21 de fevereiro, e segunda-feira, 22 de fevereiro, mais de 30 mil vestibulandos irão para a última etapa do vestibular da USP. A segunda fase conta com provas de português, redação e disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
Resultado da FUVEST 2021 saí no próximo dia 19; veja como consultar. Pouco mais de 33 mil candidatos disputam 8.
19 de março
CALENDÁRIO ACADÊMICO ANO LETIVO 2021
As provas dos dois dias terão o mesmo grau de dificuldade e serão compostas por 90 questões de múltipla escolha. Na segunda fase, todos os candidatos farão a mesma prova, que terá 60 questões de múltipla escolha e uma redação. A prova da segunda fase será aplicada em 28 de fevereiro (domingo).
Nas provas da Unesp e Unicamp é permitido o uso de régua, utilize-a para não se perder ao preencher o gabarito. Lembre-se que o gabarito não pode ser rasurado e nem substituído, por isso, antes de começar, limpe as mãos e certifique-se que sua caneta está com tinta vazando.
A UNESP tem um vestibular próprio como forma de ingresso no curso de Medicina. É uma prova muito concorrida, com 307,8 candidatos por vaga. O vestibular tem uma taxa de R$ 170,00 e oferece 90 vagas.
Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos?
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou a relação candidato/vaga do Vestibular 2021, com 80.
A relação candidato/vaga é uma forma de você saber o quão concorrido é um curso na universidade que você sonha entrar. A média apresentada é o total de inscritos no vestibular para determinado curso, dividido pela quantidade de vagas disponíveis na universidade.
De maneira geral, a concorrência pode ser medida com o cálculo simples de número de inscritos dividido pelo número de vagas ofertadas. Por exemplo: em um concurso com 50 vagas e 10 mil inscritos, a relação é de 200 candidatos por vaga.
AC corresponde a vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito, enquanto Ação Afirmativa EP corresponde a vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.
O documento, popularmente denominado de lei das cotas sociais, divide os estudantes em quatro grupos diferentes: candidatos com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita que se consideram pretos, pardos ou indígenas (PPI) e os que não se enquadram nas questões raciais.
Ação Afirmativa PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) De acordo com o Manual do Candidato, essas vagas são "destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras".
Cota 1 (EP≤1,5 PPIPcD) - candidatos que tenham cursado INTEGRALMENTE o Ensino Médio em Escola Pública, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.