Resposta: Notas de aula (baseado nas definições de fator e coeficiente de reflexão e transmissão; vale lembrar que o fator de reflexão e transmissão considera a energia (pressão) da onda, enquanto que o coeficiente de reflexão e transmissão considera a intensidade da onda de ultrassom).
Refração e Reflexão de Ondas incide perpendicularmente em uma interface, parte da energia é transmitida para o outro lado (onda refratada ou transmitida) e parte é refletida de volta para o meio de onde a onda veio.
Na refração, a velocidade de propagação da onda será alterada, pois a mudança de meio gera mudança no comprimento de onda. A frequência das ondas, por depender da fonte geradora, não é alterada na refração.
➡ Frequência. Ela é determinada pela sua fonte e, portanto, é constante, não só na refração mas em qualquer fenômeno ondulatório.
Refração da luz é o fenômeno que consiste na mudança de velocidade de propagação da onda eletromagnética quando essa atravessa meios ópticos diferentes. Durante a refração, o comprimento de onda da luz muda, enquanto a sua frequência permanece constante.
Na refração, a frequência de uma onda é a própria frequência da fonte geradora, isto é, ela se mantém constante. Já a velocidade e o comprimento de onda são diretamente proporcionais, isso pode ser comprovado através da equação: v = λf.
Quando a luz passa de um meio menos denso para outro mais denso ou vice-versa, a refração se produzirá obliquamente sobre a superfície que separa os dois meios, Assim, não haverá desvio se o raio penetrar verticalmente na atmosfera: os astros situados no zênite não sofrem desvios, pois a refração ali é nula.
Tem mais depois da publicidade ;) A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.
Resposta. O raio de luz que viaja de um meio óptico em direcção ao espelho é o raio incidente.
Posiciona-se uma lanterna de modo que a sombra produzida pelos dentes do pente atinjam o espelho fazendo sombra na superfície, tanto quando incide no espelho, como quando refletem. Para conferir a lei da reflexão coloque um papel na superfície da mesa, em baixo do espelho e do pente.
Grande parte dos materiais que estão à nossa volta não permite a passagem da luz. Os materiais que apresentam essa característica, como por exemplo, as madeiras, as montanhas e as paredes são denominados meios opacos, pois não podemos enxergar através deles.
Uma lanterna é colocada em uma posição fixa iluminando um obstáculo (parede). ... É aparentemente possível que a luz descreva qualquer trajetória até atingir a parede (como por exemplo, uma trajetória curva), no entanto se Pulverizarmos água colorida com leite ao longo do feixe de luz que vai da lanterna até a parede.
Os meios transparentes apresentam o mesmo índice de refração em todo o seu conteúdo, além disso, ao atravessá-los, os raios de luz fazem-no de modo que não sofram dispersão.
Exemplos de materiais transparentes à luz visível são ar e alguns outros gases, líquidos tais como a água, a maioria dos vidros, muitos cristais e plásticos como Perspex. Onde o grau de transparência varia de acordo com o comprimento de onda da luz, a imagem vista através do material é matizada.
Isso acontece porque as moléculas que compõem o vidro ficam muito bagunçadas, permanecendo mais distantes umas das outras, mesmo em seu estado sólido. ... Essa composição única do vidro facilita a passagem da luz, que atravessa o material sem encontrar muita resistência.
Corpos transparentes são aqueles que permitem a passagem de quase toda a luz que incide sobre eles. ... Objetos transparentes são aqueles que permitem ver através dele e permitem que a luz passe facilmente. Exemplos destes corpos presentes na região onde moro são: Rios.
A opacidade é uma propriedade óptica da matéria, que apresenta diversos graus e características. Popularmente, um material é considerado "opaco" quando não permite a passagem da luz em proporções apreciáveis.
Os corpos TRANSPARENTES deixam que toda a luz passe, é como se fosse uma janela de vidro, que você pode ver tudo através dela. Os corpos TRANSLÚCIDOS deixam quase toda a luz passe. Neste caso a luz passa "mais ou menos"... Temos como exemplo aqueles vidros de boxes, em que você vê a imagem toda borrada.
►Nos meios translúcidos a luz não passa por eles com tanta facilidade como nos meios transparentes, sua trajetória não é regular. Esse tipo de meio tem mais exemplos, como: papel manteiga, vidro fosco, as nuvens. ►Nos meios opacos a luz não se propaga. ... Existem inúmeros meios opacos, como: madeira, papelão.
Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.
Significado de Transparente [Por Extensão] Aquilo que permite a passagem de luz, mas não permite que se veja claramente o que está atrás; translúcido: vestido transparente. [Figurado] Característica daquilo que é facilmente percebido; evidente, claro; inequívoco: intenções transparentes; governança transparente.
Resposta. transparente permite a passagem total da luz, translúcido permite passagem parcial da luz e opaco não permite a passagem da luz.
Opaco --> é aquilo que não é transparente; que não deixa passar a luz. Sombrio, escuro. Fosco --> é práticamente a mesma coisa, porém é algo sem brilho, embaçado.
Resposta. Vidro fosco e papel.
Meios de Propagação da Luz Meio translúcido: é um meio irregular, pois apesar da passagem da luz, ela é pouco nítida. Exemplo disso é a neblina que esconde a luz do Sol. Meio transparente: é um meio regular, motivo pelo qual a luz passa facilmente por ele. O vácuo é um meio transparente.