Para achar um acorde aumentado, conte dois tons a partir de uma nota qualquer. Essa será sua terça maior. Depois, conte mais dois tons a partir dessa terça maior para achar a sua quinta aumentada. Se partirmos de E (Mi), conte dois tons para cima.
Existem algumas regras de escrita que devem ser seguidas.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
O acorde diminuto possui dois trítonos. Eles estão entre: o primeiro grau e a quinta diminuta; a terça menor e a sétima diminuta.
Tônica: é a nota que dá o nome do acorde representada pela respectiva letra. Um acorde de Dó por exemplo, possui outras notas, mas é o Dó o som mais forte, por isso usamos a letra C para o acorde. No acorde de D (Ré) a tônica é Ré, no acorde de Bb (Sib) a tônica é Sib, e assim por diante.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa.
Um acorde é, portanto, um conjunto de notas. Repare que no acorde de DÓ MAIOR tocamos cinco notas (pois não tocamos a 6ª corda do violão). Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL.
Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol. Basta que você aperte (ou deixe soar) essas notas no seu instrumento que você terá o acorde de Dó maior. Portanto, o acorde de Fá menor é formado pelas notas Fá, Lá bemol e Dó. É assim que se forma um acorde.
Sol maior (abreviatura no sistema europeu Sol M e no sistema americano G) é a tonalidade que consiste na escala maior de sol, e contém as notas sol, lá, si, dó, ré, mi, fá sustenido e sol. A sua tonalidade relativa é mi menor, e a sua tonalidade paralela é sol menor.
Informação do Acorde Dó maior
Analisando o desenvolvimento harmônico de Dó, podemos abstrair a seguinte regra. Temos: 1º grau Maior, 2º menor, 3º menor, 4º Maior, 5º Maior, 6º menor e 7º menor com quinta diminuta. Agora, basta posicionarmos regra e tons numa tabela para desenvolvermos os campos correspondentes.
O primeiro acorde do campo harmônico de dó maior é formado então pelas notas C, E, G (repare que esse é o acorde de dó maior, pois E é a terça maior de Dó). ... Portanto, o segundo acorde do nosso campo harmônico é formado pelas notas D, F e A (repare que esse é o acorde de Ré menor, pois a nota F é a terça menor de D).
Numa progressão, para você descobrir a qual campo harmônico pertence os acordes envolvidos, você deve começar sempre pelo acorde dominante (porque na maioria das vezes ele resolve na tônica, primeiro grau de uma escala), daí você analisa os acordes anteriores ao dominante e depois os posteriores...na tonalidade Menor ...
CONCLUSÃO
Sempre que eu abordo o tema Campo harmônico para iniciantes eu faço essa analogia: O Campo harmônico é uma espécie de conjunto de acordes que possuem uma ligação íntima. Há vários tipos de Campos Harmônicos, mas não queremos tratar disso agora.
Campo Harmônico Maior O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos da harmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível).
Lembrando que não é necessário decorar o Campo Harmônico de cada tonalidade. O ideal é compreender como os acordes se formam a partir de uma escala para aplicar esta lógica em qualquer Tom. O acorde maior (tríade) da nota C é formado pela 1ª, 3ª e 5ª notas da sua escala maior que são as notas C – E – G.
Campo Harmônico Maior – Acordes Basta você pegar o 1°, 3° e 5° grau para formar uma tríade e colocar o 7° para criar uma tétrade, perceba que nesse caso, o acorde que você vai formar se torna a referencia ou seja se torna o 1° grau para poder aplicar essa regra de formação de acorde.
A nota do tom é chamada de TÔNICA ou 1º Grau.
existe algum software que analize a voz e indique o tom da voz naquele momento? Baixe o AP Guitar tuner. Funciona perfeitamente pra isso. Só pra explicar, Tom é diferente de Nota. o programa identificará a nota cantada no momento não o tom.
Um bom tom vocal não é conseguido só cantando alto, é conseguido cantando em volume médio. Um tom bom aparece quando as cordas vocais estão bem fechadas, mas não se encostam.
Classificação e extensão vocal