Composição:73% gasolina A e 27% Etanol Anidro*. álcool anidro na gasolina comum e aditivada é de 27%. A teor adicionado à gasolina premium é de 25%.
A gasolina é composta de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de 6 a 10 átomos de carbono. Assim, a composição química da gasolina pode variar. Por apresentar ponto de ebulição relativamente baixo, isso favorece a sua utilização como combustível.
A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas. A octanagem é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão.
A principal diferença entre essescombustíveis é a origem de cada um deles e as aplicações. Enquanto a gasolina e o diesel têm origem fóssil, o etanol, que é o tipo de álcool que usamos nos carros, tem origem vegetal.
Além disso, a nova gasolina é mais densa. Isso significa que a massa mínima de 715,0 kg/m³ é capaz de gerar mais energia na combustão do combustível, permitindo que mais quilômetros sejam rodados com o mesmo volume de gasolina, se comparada com a gasolina anterior. Ou seja, mais energia e menos consumo.
A nova gasolina passa a ter mais densidade energética (fixada em 715 kg/m³), ou seja, fornece mais energia com o mesmo volume. O resultado é o menor consumo de combustível. ... Vale lembrar que, quanto menos se consome combustível, menos o veículo vai emitir gases poluentes e de efeito estufa.