Na Libras, assim como em outras línguas de sinais, a marcação de tempo é expresso por meio de morfemas puros20-22, ou seja, não possui flexão verbal de tempo como ocorre na língua portuguesa.
É o período das escolas técnicas, do desenvolvimento gigantesco das disciplinas científicas das quais algumas foram reformuladas, dividiram-se ou criaram-se novas.
Em LIBRAS não existe flexão de gênero, substantivos e adjetivos não tem marcação. Quando se apresenta algum substantivo dentro de determinados contextos, a indicação de sexo é feita pelo sinal "Homem/ Mulher", para pessoas e animais.
Um classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua. ... Na LIBRAS, os classificadores são formas representadas por configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância.
SignWriting é um sistema que permite ler e escrever qualquer língua de sinais sem a necessidade de tradução para uma língua oral. Ela expressa os movimentos, as forma das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação através de símbolos que são combinados para formar um sinal específico da língua de sinais.
A composição da Libras permite que os sinais tenham sua forma própria de escrita. Os cinco parâmetros que formam o sinal: configuração de mão, ponto de articulação, orientação, movimento e expressão facial/corporal. A professora de Libras, Sirlene Inácio, é surda e atualmente faz pós-graduação em Letras/Libras.
SignWriting foi criado pela Valerie Sutton em 1974. Valerie criou um sistema para escrever danças e despertou a curiosidade dos pesquisadores da língua de sinais dinamarquesa que estavam procurando uma forma de escrever os sinais. ... As primeiras formas foram inspiradas no sistema escrito de danças.
Ponce de León
Como dito anteriormente, a escrita de sinais foi criada em 1974, ou seja, há 36 anos, porém ela foi introduzida no Brasil a partir do ano de 1996, graças a Marianne Rossi Stumpf, que foi a primeira surda a escrever os sinais da LIBRAS.
Bom, para começar podemos dizer que a Língua Brasileira de Sinais teve seu início a partir do segundo império. Através de um convite do imperador Don Pedro II ao francês Ernest Huet, que trouxe a Língua de Sinais francesa e implantou a Língua Nacional de Sinais.
24 de abril de 2002