A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.
A política surgiu na Grécia Antiga,no período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política.
Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas.
Verificado por especialistas. Os gregos e os romanos foram levados a "inventar" a política por causa do expansionismo de suas culturas e para a solução de problemas sociais que surgiram.
Roma adotava uma política expansionista por conta do seu modelo econômico, que era fortemente dependente da agricultura e, portanto, da conquista de novas terras e de novos continentes de escravizados.
O nascimento das cidades criou de fato condições para que houvesse a invenção da política pois basicamente as cidades precisavam ser coordenadas por alguém se não iria existir uma tamanha desorganização e anarquia .
Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade. ... A invenção da política exigiu que as explicações míticas fossem afastadas para dar lugar às causas que geram ordem, lei e justiça na natureza e na pólis. Justo é o que segue a ordem natural e respeita a lei natural.
Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política.
As concepções de política variam muito na sociedade. Muitos entendem a política apenas como de ordem político-partidária, ou seja, apenas como expressão de partidos políticos. ... Aristóteles define o homem como um animal político, aquele que é dado para a vida na pólis, isto é, na sociedade, na cidade.