Para aliviar essa pressão crescente, os vasos liberam líquido para dentro dos pulmões. Esse líquido interrompe o fluxo normal de oxigênio, resultando em falta de ar. Na maioria dos casos, o edema é causado pela insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue adequadamente.
Edema pulmonar: em decorrência da insuficiência cardíaca, o paciente pode desenvolver um edema pulmonar. Ele acontece porque a pressão nas veias pulmonares aumenta, e, conforme a pressão nos vasos sanguíneos cresce, o líquido vai para os espaços do pulmão e interrompe o fluxo normal de oxigênio .
O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.
Entre as doenças que podem causar anasarca estão, entre outras, a insuficiência cardíaca congestiva, síndrome nefrótica, cirrose, insuficiência renal crônica, glomerulonefrite, queimaduras e desnutrição. Algumas drogas também podem causar anasarca ou edemas locais.
A anasarca é um termo médico que se refere a um inchaço, também chamado de edema, generalizado no corpo devido ao acúmulo de líquido e pode acontecer por causa de diversos problemas de saúde como a insuficiência cardíaca, problemas nos rins ou fígado e até doenças do sistema linfático.
Anasarca (Do grego ana, mudança, afastamento + sarkós, carne) é um sintoma caracterizado por um edema (inchaço) distribuído por todo o corpo devido ao acúmulo de fluido no espaço extracelular. Geralmente causado por insuficiência cardíaca ou renal.
A anasarca é um estado de edema generalizado presente em diversas patologias (Tabela 1), sendo as mais frequentes a insuficiência cardíaca, a cirrose e a síndrome nefrótica.
Proteína com maior concentração (60%) no plasma sanguíneo. Hipoalbuminemia é causada por: ► doença hepática; ► síndrome nefrótica; ► queimadura; ► síndromes de má absorção (por exemplo, doença de Crohn). Hiperalbuminemia quase sempre se relaciona com desidratação.
Significado de Edemaciado adjetivo Em que há edema; diz-se do que apresenta um acúmulo anormal de líquidos: órgão edemaciado; cadáver edemaciado. Ver também: anasarca. Etimologia (origem da palavra edemaciado).
O tratamento para que eliminar o edema deve ser de acordo com a condição que o causou. Nos casos mais leves, é indicado repouso, redução da ingestão de sal na alimentação e também massagem na região afetada, para ajudar a drenar o líquido que está em excesso, até que o de edema desapareça.