Como vimos, o artigo de opinião deve ser iniciado pela introdução, ou seja, pela apresentação do tema que vai ser discutido no texto. Mas, antes de começar a escrever, é bom estar estar bem informado sobre o assunto escolhido.
Um artigo de opinião deve ter a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, os quais devem contemplar: introdução - contextualização e sua posição diante do tema; desenvolvimento - argumentação e contra-argumentação; conclusão - resumo das ideias.
a) Jornal.
O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente.
O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. Ele corresponde ao conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato. Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso.
O contexto de produção envolve o ambiente em que o autor estava/está inserido quando produziu a sua obra. ... As produções são realizadas dependendo do contexto, podendo aparecer de forma escrita, oral ou por meio de representações não verbais, como ícones, símbolos, gestos, etc.
Resposta: Encontra uma relação dos diferentes gêneros textuais e as esferas de circulação deles: carta pessoal, cartão, provérbios, cartão-postal, quadrinhas, causos, receitas, ... lendas, romances, literatura de cordel, tankas, memórias, textos dramáticos, etc.
Cotidiana: adivinhas, álbum de família, exposição oral, anedotas, fotos, bilhetes, música, cantigas de roda, parlendas, carta pessoal, cartão, provérbios, cartão-postal, quadrinhas, causos, receitas, comunicado, relatos de experência vividas, convites, trava-línguas, curriculum vitade.
Esferas de circulação são gêneros textuais e seus respectivos modos. Exemplo: Cotidiana - Albúm de família, músicas, bilhetes, convites, relatos de experiências e outros. Literatura: Autobiografia, letras de músicas, narrativas de ficção e outros.
As esferas ou campos de atividade humana ou de circulação dos discursos – já que toda atividade humana se entretece de discursos – são a instância organizadora da produção, circulação, recepção dos textos/enunciados em gêneros de discurso específicos em nossa sociedade.
“uma proposta de ensino/ aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais permite ao professor a observação e a avaliação das capacidades de linguagem dos alunos; antes e durante sua realização, fornecendo-lhe orientações mais precisas para sua intervenção didática.
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.
Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento. Já nos disse Bakhtin, filósofo russo, que todas as esferas de atividade humana estão ligadas pela palavra.
Entre o discurso e o texto está o gênero, que é aqui visto como prática social e prática textual-discursiva. Ele opera como a ponte entre o discurso como uma atividade mais universal e o texto enquanto a peça empírica particularizada e configurada numa determinada composição observável.
Tipos e gêneros textuais
Para melhor definir gênero textual, Marcuschi (2002) recorre ao termo "domínio discursivo". ... Entende-se, assim, que o gênero textual consiste na ação pela linguagem ou realidade discursiva, que se define por meio de intenções e objetivos comunicativos.
A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias. ... Dentro de uma mesma região, também há variações no uso da língua.