Filipe dos Santos Freire ( c. 1680 — 1720) foi um tropeiro português, representante das camadas populares de Vila Rica, que instigou a Revolta de Vila Rica, em 28 de junho de 1720. ... Os outros revoltosos foram perdoados, como os portugueses frei Vicente Botelho e seu pai, o ouvidor Manuel Mosqueira da Rosa.
1720
A Revolta de Vila Rica chega ao fim Diante disso, em 17 de julho de 1720, o Conde de Assumar decretou a prisão dos líderes da Revolta, após conseguir reunir cerca de 1500 homens armados que se dirigiram para Vila Rica. Logo, em apenas dois dias, a rebelião foi reprimida e seus líderes presos.
Também conhecida como Revolta de Vila Rica, este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. ... Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas.
Mineradores, fazendeiros, comerciantes e colonos.
A Revolta de Vila Rica foi motivada sobretudo pela insatisfação dos moradores locais com os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa que não eram repassados em benefícios para a população, tendo contado com latifundiários, grandes comerciantes e mineiros particulares.
Os grupos que fizeram parte da revolta foram os militares que apoiavam a farroupilha. Um dos lideres da revolta foi Dr. Sabino, que era um medico e jornalista.
Revoltas urbanas e rurais na República Velha
As denominadas Revoltas Nativistas foram um grupo de movimentos locais, rebeliões e revoltas que aconteceram no mesmo período e tiveram uma coisa em comum: o nativismo, que nada mais é do que o sentimento de apego profundo pelo lugar em que nasceu.