Edificações destinadas a habitação permanente, correspondendo a uma habitação por lote; R2 - Residência Multifamiliar: Edificações destinadas a habitação permanente, correspondendo a mais de uma habitação por lote, subdividindo-se em: R2-1:- unidades residenciais agrupadas horizontalmente, todas para via oficial.
Aquela de caráter não permanente, passível de montagem, desmontagem e transporte.
Significado de Edificação Construção ou quaisquer obras arquitetônicas de grande porte; edifício, casa, prédio etc.
2º A Administração Pública Municipal poderá aceitar propostas de obras de adequação para garantir o atendimento às condições de higiene, segurança de uso, acessibilidade, estabilidade, habitabilidade, salubridade, permeabilidade e enquadramento na legislação específica aplicável, por meio de “Notificação de Exigências ...
Normalmente se usa entre 4 e 5 metros, porém isso pode variar dependendo da prefeitura, da idade da construção ou das regras do condomínio (caso esteja construindo em um loteamento horizontal). Recuo dos fundos é a distancia que você deve deixar entre a sua construção e o limite dos fundos do terreno.
Geralmente essa distância varia entre zero, em regiões mais centrais das cidades, até 4 metros para rua locais e 6 metros para avenidas.
A fórmula para se calcular os Recuos laterais e fundos passa a ser: Onde H é a altura da Edificação. Por exemplo, se um edifício tiver 50m de altura, seus recuos laterias e fundos serão de 4,40m (50 – 6 / 10), maiores, portanto, que os 3,00m mínimos exigidos pelo Zoneamento.
3 – Das Construções Comerciais e de Serviço: b) Recuo mínimo lateral: 1,50 metros em cada uma das laterais (*) (*) Para lotes de esquina, na lateral que faz divisa com a rua o recuo lateral obrigatório deverá ser mínimo de 2,00 metros. c) Recuo mínimo fundo: 3,00 metros (*) / 1,50 metros (**).
É proibido construir janelas a menos de um metro e meio do terreno vizinho. O Código Civil traz normas sobre o direito de construir e determina que o proprietário tem liberdade para construir o que quiser em seu terreno, desde que respeite as normas administrativas de construção e não viole o direito dos vizinhos...
O recuo frontal, como vimos, é uma área que deve ser deixada livre. Isso significa que não é possível fazer construções ou coberturas, incluindo telhados. No caso de pergolados ou estruturas abertas, vale consultar a legislação local e a do condomínio — no que se refere às fachadas.
1. Os afastamentos ou recuos são as distâncias entre os planos de fachada da edificação e os respectivos limites frontais, laterais e de fundos dos lotes.
A engenharia explica que o recuo é a menor distância que deve ser reservada entre o alinhamento predial e a edificação, serve também para reservar distância à partir da testeira do lote para a necessidade futura de expansão de ruas e calçadas.
Frente do terreno: é necessário deixar 5m sem edificação na frente do terreno. Essa medida é contada a partir do término da calçada para dentro do seu terreno. Em algumas cidades esse valor pode ser de 4m mas, qualquer que seja, ele existe.
O Coeficiente de Aproveitamento (CA) de uma edificação é a divisão da área computável e a área total do terreno. Este parâmetro determina, basicamente, quantos metros quadrados podem ser construídos com base na área do terreno, Este dado se obtém multiplicando o CA pela área do terreno.
Quais cuidados se deve ter ao comprar um terreno
Documentos básicos necessários para construir um imóvel
O primeiro ponto para analisar é o tamanho do terreno, afinal não é possível construir três casas em um terreno de 250 metros quadrados. Então, precisamos partir do princípio de que será necessário um lote grande para que as opções mostradas abaixo sejam minimamente possíveis.
Desdobrar ou dividir um terreno em duas ou em até mais partes é possível se a metragem estabelecida pela prefeitura, por meio da lei municipal, permite fazer o desmembramento. E essa lei pode variar de cidade para cidade e determinando uma metragem específica.
O que cada quitinete tem São ao todo 4 quitinetes iguais, de 24m² cada, sendo 2 no térreo e 2 no andar de cima. Todos eles têm: Jardim descoberto privativo com abertura grande, que gera sensação de bem estar e amplitude. Área integrada com quarto (com cama de casal), sala e cozinha.
A kitnet é um tipo de imóvel muito procurado por estudantes, casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas e querem economizar em moradia. Esses espaços têm em média de 20 a 40m² e ambientes compartilhados ou com pouca divisória.
10 x 30 = 300 metros quadrados Neste caso apenas as laterais tem a mesma medida, enquanto que a frente e o fundo têm medidas desproporcionais.
Kitnet é uma palavra derivada do inglês “kitchenette”, que significa “cozinha pequena”. É resultado da junção de kitchen (“cozinha”) com dinette (“sala de jantar pequena”). Em português recebe o nome de quitinete. Apesar de esse ser seu significado literal, não é um imóvel reduzido a um único cômodo.
Como mostramos, uma kitnet (também chamada de quitinete) é um apartamento bastante compacto que costuma medir entre 15 m² e 40 m². Geralmente, esse tipo de imóvel é constituído por apenas três cômodos: uma sala/quarto, um banheiro e uma cozinha, que pode ter uma pequena área de serviço como seu anexo.
O que é kitnet – o famoso conjugado O que define o que é kitnet é o fato do imóvel ter apenas um cômodo, fora o banheiro. Antigamente conhecida como apartamento conjugado, a kitnet tem sala e quarto integrados e uma compacta cozinha.
As kitnets são espaços de até 50 m² e os lofts podem facilmente ultrapassar essa metragem. Já os flats são mais parecidos com apartamentos convencionais, mas costumam oferecer vantagens como serviço de quarto e lavanderia.