Resposta: A) Foram os EUA. As 13 colônias inglesas que compunham o país declararam independência da Grã-Bretanha em 1776. Por exemplo: a destituição do domínio dos mongóis sobre o que hoje é a China, em 1368, pode ser considerada uma independência, mas o território e a forma de governo eram bem diferentes dos atuais.
Resposta. O primeiro país da América foi os EUA. O último foi Antígua e Barbuda em 1981.
O último país a adquirir sua independência foi Timor-Leste no ano de 2002.
Cuba ganhou a sua independência em 20 de Maio de 1902, mas permaneceu sob controle dos EUA sob a Emenda Platt até 1934. Porto Rico continua a ser um Estado livre associado aos Estados Unidos, ainda hoje, não é um estado independente.
A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência. O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.
No final da II Guerra Mundial, em África, apenas Etiópia, Libéria e Egipto eram independentes e quando os anos 1950 chegaram ao fim ainda só se lhes tinham juntado Líbia, Marrocos, Sudão, Tunísia, Gana e Guiné-Conacri.
Um país é considerado independente quando seu povo pode escolher o sistema de governo (casos de democracia, presidencialismo e parlamentarismo) e seus representantes junto ao grupo de líderes, além de definir as próprias leis e ser reconhecido como Estado pelo restante do planeta.
Como não poderia deixar de ser, o país mais antigo do mundo é africano. Trata-se da Etiópia, que obteve sua independência em 980 a.C. Além de ser um dos países mais populosos do continente africano, a Etiópia também é um dos maiores em território.
Mongólia Independente
San Marino é o país
É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.
Segundos alguns registros históricos, a Etiópia é o país mais antigo do mundo, sendo considerada independente desde 980 a.C. Mesmo isso pode ser discutido, pois o Egito foi unificado como nação, juntando Alto e Baixo Egito, em 3.
Os países da América Espanhola realizaram a abolição da escravatura em seus territórios, entre as décadas de 1820 e 1850. Em Porto Rico, a abolição aconteceu em 1863 e em Cuba a abolição só aconteceu por conta da resistência dos escravos que a forçou acontecer, em 1886.
ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.
A diferença mais marcante entre os dois sistemas de escravidão - brasileiro e norte americano - é o tabu construído nos EUA contra a procriação entre raças, a "miscigenação" como era chamada até o século XIX. O Brasil e as colônias espanholas aceitaram, desde o início, a realidade das uniões inter-raciais.
Por isso, temos de conversar sobre isso juntos." O Congresso proibiu a importação de escravos em 1808, mas a população inicial de quase 400 mil africanos levados para o país cresceu para quase 4 milhões em 1860.
Apesar da independência os povos escravizados nos Estados Unidos não adquiriram a liberdade, pois a sua situação deles era vista como um elemento essencial da economia, principalmente no Sul do país, onde predominava o sistema de plantation, de modo que apenas os colonos brancos conseguiram conquistar os seus direitos ...
No período da Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 1776, a escravidão era legal e presente em todas as Treze Colônias. Em 1865, quando foi abolida pela Décima Terceira Emenda da Constituição, ela estava presente em metade dos estados da União.