1 - Como cadastrar um usuário? Selecione no Menu --> "Serviços / Cadastro de Senha para as Campanhas / Incluir Senha". No campo Usuário, digitar o código do Municipio do IBGE (6(seis) dígitos), e no campo Senha, digitar a senha inicial.
SI-PNI Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. O êxito das Campanhas de Vacinação contra a varíola na década dos anos sessenta, mostrou que a vacinação em massa tinha o poder de erradicar a doença.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, criado em 1973, disponibiliza mais de 300 milhões de doses de vacinas por ano para os estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A vacina serve para defender dos vírus e bactérias que provocam doenças.
Como forma construtiva, foi criado, o PNI no ano de 1973, como tentativa da eliminação de doenças que acometiam a população brasileira, seguindo o êxito da erradicação da varíola, o seu objetivo é conduzir estratégias de prevenção e/ou controle da incidência de doenças infectocontagiosas, traz como meta vacinar todos ...
- Supervisionar, controlar e avaliar a execução das vacinações no território nacional, principalmente o desempenho dos órgãos das Secretarias de Saúde, encarregados dos programas de vacinação; - Centralizar, analisar e divulgar as informações referentes ao Programa Nacional de Imunização.
Nos seus 27 anos de existência, o PNI ampliou a cobertura vacinal média da população, em menores de um ano, para 90% (Brasil, 1998). Além disso, em 1994, o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da poliomielite.
Mas foi no ano de 1973 que foi criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. E por meio do PNI o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza todos os anos mais de 300 milhões de doses de vacinas. Ao todo, são oferecidos gratuitamente 42 tipos de imunobiológicos e 25 vacinas.
Cada faixa etária tem sua vacina específica e todas as vacinas, com exceção da Influenza, ficam disponíveis fora do período de campanhas. Quanto mais pessoas são imunizadas, mais comunidades são protegidas contra doenças e menor é a chance de contaminar outras pessoas.
A principal importância é manter a sua proteção por um determinado período. Com o passar do tempo a imunidade vai cair e, por isso, é preciso tomar as outras doses, para que o sistema de defesa imunológico volte a fabricar anticorpos contra o agente que a vacina se propõem a proteger.
Calendário nacional de vacinação de 2020
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
Meningocócica conjugada (3, 5, 7 e 12 meses): nesse caso, os sintomas poderão acontecer especialmente nas primeiras 72 horas após a aplicação. São eles: edema, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação; perda de apetite, irritabilidade, sonolência, febre e dor muscular.
3 meses. Meningococo C conjugada (1ª dose): Protege contra a meningite e outras doenças disseminadas pela bactéria meningococo C. Desde 2010 é aplicada gratuitamente nos postos de saúde. Modo de aplicação: Picada no músculo lateral da coxa (intramuscular).
Ao completar um ano e três meses, o bebê deve tomar o reforço da vacina pentavalente. A quarta e última dose desta vacina é reforçada com DTP e previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B.
Vermelhidão, irritabilidade, choro, coceira, sono excessivo, falta de apetite, dor no local, febre alta ou moderada — num intervalo de 24h a 48h após a aplicação — são as reações mais comuns.
Febre ou dor de cabeça Após a aplicação da vacina pode surgir febre baixa, durante 2 ou 3 dias. Além disso, nestes casos também é comum surgir dor de cabeça, especialmente no dia em que a vacina foi administrada.
São três doses no primeiro ano de vida, com intervalo de um mês entre cada uma e um reforço aos 12 meses e outro aos 15 meses. A criança que toma essa vacina pode apresentar sonolência, irritabilidade e perda de apetite.
Vacina Pneumocócica: Reforço da vacina contra a meningite, pneumonia e otite. Vacina Hepatite A: 1ª dose, sendo a 2ª indicada aos 18 meses; Vacina Tríplice Viral: 1ª dose da vacina que protege contra o sarampo, rubéola, e caxumba; Vacina Meningocócica C: reforço da vacina contra a meningite C.
DTP (1ª dose): a DTP, vacina que protege o bebê contra a difteria, o tétano e a coqueluche, é produzida com toxinas inativas do tétano e da difteria e de componentes da bactéria que causa a coqueluche.
É comum ocorrer febre baixa e um pouco de dor no local da picada. A vacina é aplicada em duas doses aos 2 meses, com reforço a partir de 1 ano, ou então, em dose única a partir de 1 ano de idade.
Febre alta ocorre em menos de três crianças a cada mil vacinadas. Sonolência em 30% a 52,2% das crianças vacinadas. Tem início nas primeiras 24 horas e pode persistir por até 72 horas após.
A vacina pentavalente pode provocar algumas reações, geralmente entre as primeiras 48 a 72 horas após a aplicação. Na maioria das vezes são reações leves, que passam rápido e não deixam sequelas. As principais reações são febre, irritabilidade e dores locais.
Para aliviar as reações como vermelhidão, dor e inchaço, pode ser aplicado gelo no local da aplicação da vacina. Na presença de outros sintomas, é recomendado consultar um médico especialista se pode utilizar medicamentos como antitérmicos e analgésicos para aliviar as reações.
Caso a criança ou bebê tenha febre em decorrência da vacina a mãe pode tomar algumas medidas para superar o problema. “Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni.
Utilizar compressas frias (não colocar compressas quentes) no local de aplicação para alívio da dor e da inflamação. Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar. Lavar o local da aplicação apenas com água e sabão e mantê-lo seco.
❄️Após a aplicação da vacina e até às PRIMEIRAS 24H é necessário fazer compressa fria(gelo), pois o gelo é um analgésico natural que faz uma vasoconstrição que reduz as chances de maiores reações. . ?APÓS ás 24H é necessário ser feito compressa morna.