Para o preparo da solução NaOH, pesou-se 1 grama do soluto, dissolvendo-se com água destilada com o auxilio do bastão, após transferiu-se para o balão volumétrico de 250 m/L, em seguida completou-se com água destilada até atingir o menisco, após homogeneizou-se a solução e transferiu-se para o frasco de plástico.
➢ Padronização da Solução 0,1000 mol/L de NaOH Adicione 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína e titule o sistema com solução 0,1000 mol/L de hidróxido de sódio a ser padronizada até coloração levemente rosa. Anote o volume de solução gasto.
Quando o reagente titulante ou solução padrão é um padrão primário, ele pode ser preparado diretamente, isto é, o reagente é pesado com a maior precisão possível e dissolvido em água destilada ou deionizada, sendo a diluição realizada a um volume definido em balão volumétrico.
Pesar imediatamente, com o auxílio de um conta-gotas, cerca de 0,1-0,2 g da amostra em um béquer; 3. Adicionar algumas gotas de HCl concentrado (apenas o necessário para completa dissolução da amostra. ATENÇÃO: utilizar a capela e cobrir o béquer com vidro de relógio);
Solução de Iodo 0,1 N - Coloque 12,7 g de iodo em um copo de 250 ml, adicione 40 g de iodeto de potássio e 25 ml de água. Agite até completa dissolução e então complete o volume para 1000 ml com água destilada.
Iodo solução padrão, 0.
SOLUÇÃO DE FENOLFTALEÍNA (C20H14O4) a 1 % (m/v) Preparo da solução indicadora: Pesar cerca de 1 g de fenolftaleína p.a. e dissolver em 100 mL de solução de álcool etílico (C2H5OH) a 95 % (v/v). Conservar sob refrigeração. Intervalo de viragem: pH 8,2 a 9,8, passando de incolor a vermelho.
A padronização da solução de ácido sulfúrico 0,02 N foi feita pipetando 25 mL da solução de Na2CO3 para um erlenmeyer de 250 mL e adicionando 2 gotas de fenolftaleína. Titular com solução de H2SO4 0,02 N até o desaparecimento da coloração rosa. Adicionar 5 gotas do indicador alaranjado de metila.
Para diluir ácidos concentrados, derrame lentamente o ácido em água, agitando continuamente com um bastão de vidro. Jamais verta água sobre um ácido concentrado. O calor de dissolução liberado pode provocar a ebulição e projeção do ácido e/ou a quebra do recipiente de vidro que o contém.
Quando em contato com a água, o ácido ioniza-se com alta liberação de calor, podendo atingir a temperatura de ebulição da água com projeção de líquido. Portanto, sempre adicione uma quantidade de água no balão volumétrico antes de adicionar um ácido ou uma base, espere esfriar e complete com o volume necessário./span>
1- Qual é a concentração %v/v de uma solução preparada a partir de 12 mL de ácido sulfúrico em volume total de 500 mL? Escreva a resposta em uma casa decimal, como por exemplo 9,5 . Não é necessário digitar a unidade./span>
A normalidade é uma forma de expressar a concentração de uma solução. A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.