O registro na Junta Comercial é o procedimento formal de abertura de empresa, ou seja, é o registro deste ato e deve ser realizado diretamente na Junta Comercial do estado onde a empresa está estabelecida.
A Já Calculei tem ajudado milhares de empreendedores em todo o Brasil e o próximo pode ser você!
Criado pela Lei Complementar 123/2006, o Simples Nacional oferece uma série de vantagens para micro e pequenas empresas.
Responsável por determinar quanto e quais impostos sua empresa pagará mensal e anualmente, o ideal é que essa definição seja feita com a orientação de um contador, para evitar transtornos e pagamentos de tributos não compatíveis com o seu negócio.
Por isso, esse ponto acaba sendo um dos que mais geram gastos. Para que as despesas não saiam do controle, a dica é fazer um bom planejamento, incluindo não apenas os custos iniciais, mas também aqueles que precisam ser sanados mensalmente.
Além disso, existem outros custos que devem ser levados em conta, como o serviço de abertura do escritório contábil (quando cobrado), gastos iniciais para o funcionamento da empresa e documentos específicos como o certificado digital.
Quando o assunto é quanto custa abrir uma empresa no Brasil, você precisa levar em consideração:
Desse modo, para que uma determinada empresa se regularize perante a lei, ela precisa dar entrada na autarquia para obter a sua inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
No entanto, mesmo após o registro, quando uma empresa decide mudar alguns dados como inclusão ou exclusão dos sócios, ou até mesmo mudanças de endereço, precisa comunicar essa alteração.
Além disso, o contrato deverá ser apresentado em três vias. A empresa também deverá apresentar os documentos pessoais dos sócios, a comprovação de pagamento de todas as taxas e também um requerimento padrão da própria Junta.
Esse registro marca a existência legal da empresa e permite a obtenção do CNPJ, que é sua certidão de nascimento oficial.
Por isso, a Contabilizei está aqui para te ajudar nesta jornada. Somos líderes em aberturas de empresa no Brasil. Conheça nossos planos e fale com um de nossos especialistas para tirar as suas dúvidas sobre registro na Junta Comercial e demais etapas da abertura de empresas.
O pró-labore corresponde ao pagamento salarial do proprietário da empresa e de seus sócios. É bastante comum no início das atividades que esse valor seja um pouco mais tímido. Mesmo assim, ele precisa fazer parte das despesas fixas da empresa.
O custo para abrir empresa no Brasil pode chegar a cerca de R$ 1.500,00. Os valores e condições variam de cidade para cidade. Para saber quanto custa abrir empresa é preciso entender que, mesmo que haja uma média, os valores diferem de acordo com a modalidade, região, regime tributário e até ramo de atividade. Por isso é fundamental fazer um levantamento específico e pontual para o seu negócio.
Para saber realmente quanto custa abrir empresa é fundamental colocar tudo que envolve a abertura na ponta do lápis. Conte com a ajuda de uma contabilidade especializada, como a Contabilizei, para isso.
Boa parte das empresas brasileiras são abertas como “Limitadas”. Esse tipo de empresa mantém o patrimônio pessoal do empresário e seus sócios desvinculado do patrimônio da empresa, característica que confere maior segurança ao empreendedor.
Sempre que o endereço da sede ou de uma filial mudar, é necessário informar e formalizar a alteração na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Pessoas Jurídicas, a depender onde foi arquivado o Contrato Social quando do início da sociedade.
Documentação Exigida (Ata de Reunião ou Ata de Assembléia)
Para o Registo na Junta Comercial é preciso apresentar os seguintes documentos:
Junta comercial é a autarquia brasileira responsável pelo registro público de qualquer atividade relacionada a sociedades empresariais. É por meio dela que se obtém o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – o CNPJ, o número de identidade da sua empresa.
A Junta Comercial é um órgão do Governo que tem como responsabilidade realizar e armazenar os registros de atividades ligadas a empresas e sociedades empresariais. É na junta que acontece o nascimento de todas as empresas, porque é para lá que você leva seu contrato social para registro.
Siga o passo a passo:
A Junta Comercial realiza registros empresariais voltados para sociedades empresárias personalizadas. ... A Junta Comercial pode ser interpretada como de natureza jurídica de um órgão do Estado, sem personalidade jurídica, ou de autarquia estadual, conforme exposto pela lei local.
O registro, em regra, tem natureza declaratória, ou seja, ele só reconhece uma situação de fato. Fulano é empresário. Se você está exercendo atividade empresária sem registro você está irregular. O registro é uma mera condição de regularidade.
Esta certidão é o instrumento hábil para a prática dos seguintes atos nas Juntas Comerciais: proteção ao nome empresarial, abertura, alteração e inscrição de transferência de filiais.