Quando a suspensão de amido é aquecida à sua temperatura característica, os grânulos repentinamente de dilatam. A isto chamamos de gelatinização, sendo que no amido de milho esta temperatura é de 64 a 72°C. A formação do gel ocorre somente dentro de um limite de hidrogenação e de acidez ótimo.
A gelatinização é o fenômeno que ocorre pelo rompimento de ligações pontes de hidrogênio quando os grânulos de amido da farinha são aquecidos em presença de água. Os grânulos aumentam de volume e rompem-se irreversivelmente, formando um gel viscoso e translúcido.
Gelificantes são substâncias que dão textura aos gêneros alimentícios através da formação de um gel. Os gelificantes mais conhecidos são a pectina, a carragena e a gelatina. Os gelificantes são usados para espessar e estabilizar os alimentos líquidos, conferindo-lhes, desta forma, a sua textura.
As propriedades da gelatina podem ser divididas em dois grupos – viscoelasticidade e interfacial: a viscoelasticidade inclui ligação de água, coesão, solubilidade e formação de gel. Enquanto as propriedades interfaciais incluem a capacidade de emulsificar, aerar e formar espuma.
A pectina é, primeiramente, um agente de gelificação, sendo usada para dar textura de geleia a produtos alimentícios. Seu poder gelificante é usado em alimentos desde que as primeiras geleias à base de frutas foram produzidas. ... Ao contrário das pectinas BTM, os géis formados por pectinas ATM são termorreversíveis.
A pectina é uma fibra solúvel e, por isso, não é digerida por nossas enzimas, mas apresenta muitos benefícios para a microbiota intestinal. Ela forma um gel no intestino, melhorando a absorção de água.
O grau de metoxilação (GM) é uma medida que relaciona a quantidade de ácidos galacturônicos na forma esterificada com grupos metílicos. Assim, um GM de 0,6 indica 60% de esterificação. As pectinas com alto grau de metoxilação tem GM maior que 0,5.
A pectina é pó e extraída das frutas e uma dica muito importante é que ela deve ser misturada ao açúcar , adoçantes ou ao suco de limão para não formar grumos ao fazer a sua receita. Em geral, a quantidade recomendada á na proporção de cinco partes de açúcar /adoçante para uma parte de pectina em pó.
Caso seja necessário usar pectina comercial, deve-se misturá-la com açúcar antes de adicioná-la à geleia. Para cada parte de pectina, calcule cinco partes de açúcar (se usar 10g de pectina, misture-a em 50g de açúcar). 11. Açúcar é um ingrediente primordial em geleias – preserva e dá corpo.
Caso prefira fazer em casa, a receita é a seguinte:
Use amido de milho, um agente espessante derivado de milho, como um substituto de pectina. Combinado com açúcar, um pouco de amido de milho irá engrossar sua geleia enquanto cozinha.
As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, groselha, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.
Mas quanto mais pectina a fruta tiver, mais rápido a geleia engrossa. Com algumas frutas, como o morango, basta acrescentar suco de limão para “ativar” a pectina. Outras, porém, precisam de um concentrado de pectina comercial ou caseiro, feito a partir dos caroços e da parte branca de laranja.
A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, característico das geleias de frutas.
A substância quase milagrosa presente neste alimento é a pectina, uma fibra solúvel que se transforma numa espécie de gel dentro do estômago e equilibra a absorção de gorduras, açúcar e colesterol. "Ela diminui a velocidade da entrada do açúcar no sangue, evitando-se os picos de insulina.
Você também pode fazer a sua pectina em pó. Basta descascar maçã, descartar o miolo com sementes, e desidratar a casca e a polpa. Após a desidratação completa, triture os pedaços e as cascas até que se transformem em um pó bem fino.
Assim, um DM de 0,6 indica 60% de esterificação. As pectinas com alto grau de metoxilação tem DM maior que 0,5....Produtos Relacionados.
Pectina de limão ou laranja Se preferir, você pode ralar a casca com um ralador fino (e aproveitar as raspas para alguma outra receita, como um risoto ou um bolo). Retire a parte branca da fruta, que é uma espécie de segunda casca, e pique toda essa pele e coloque-a em um copo com água.
Pique a parte branca dos maracujás em fatias finas; - acrescente 3 xícaras de água para cada xícara de maracujá picado; - leve ao fogo e deixe cozinhar até que os pedaços de maracujá estejam macios; - coe, usando um tecido de algodão, ou náilon.
Truque para saber se a geleia está no ponto Se as duas partes se unirem rapidamente, a geleia precisa ser cozida por mais um tempo. Se ela não se mover, está no ponto e você pode desligar o fogo.
A pectina é uma substância naturalmente presente nas frutas, em maior ou menor quantidade. É ela quem confere a textura típica das geleias durante o cozimento. Por isso, se a fruta utilizada for pobre nesse quesito, o doce ficará mole demais. Para corrigir, é possível adicionar pectina comercial durante o preparo.
Se a geléia ainda estiver mole e se espalhando, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste). Despeje a geléia quente num pote de vidro limpo e bem seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até 1 mês.
Para saber se a geleia está no ponto, basta colocar uma pequena porção em um prato e esperar esfriar. Se a geleia estiver no ponto, quando você passar o dedo, ela vai estar grossinha e grudenta, então desligue o fogo e adicione novamente o suco de ½ limão.
Lave bem as jabuticabas, coloque em uma panela. Acrescente a água e deixe ferver ao fogo baixo. Escorra a água em uma panela limpa e junto com a água fervida da jabuticaba coloque o açúcar, sempre mexendo para não grudar na panela, até engrossar e dar o ponto da geleia. Espere esfriar e sirva.
Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo, até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Escorra e despreze a água. Isso diminui o gosto amargo.
Ficou dura... Mas em geleia sempre se dá um jeito! Se ficou mole demais, depois de esfriar, volte com ela para a panela e engrosse mais um pouquinho. Se ficou dura, como a minha, volte para panela, com mais água, e deixe-a no ponto!