Catação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas. Esse processo, que separa substâncias sólidas de outras substâncias também sólidas (sólido + sólido), é feito de forma manual. Para tanto, utiliza-se apenas a mão ou recorremos ao auxílio de algum instrumento, geralmente uma colher ou uma pinça.
A catação é um dos métodos de separação de mistura mais simples da química. É um procedimento usado até em atividades cotidianas, mas muitas pessoas não sabem. É por meio da catação que é possível fazer a separação de diversos componentes constituintes de uma mistura.
Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas: Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.
Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.
A dissolução fracionada pode ser utilizada para separar uma mistura entre areia e sal de cozinha, por exemplo. Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia formará uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida (água + sal de cozinha) usando um filtro simples.
Como ocorre a destilação simples?
Destilação fracionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades físicas distintas, como o ponto de ebulição.
Resposta. Explicação: A água quente extrai das folhas do chá varias substâncias e as folhas ficam retidas pelo saquinho, como em um filtro.