Também é possível verificar os dias da Operação Cata-Bagulho. Por meio do site Zelando pela Cidade, o paulistano pode consultar os dias e horários em que as coletas seletiva e domiciliar passarão em sua casa. Também é possível consultar os dias em que a via recebe serviços de varrição.
O que fazer: Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar. Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço.
O aterro sanitário é o local adequado onde o lixo deve ser depositado e descartado. Em linhas gerais, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos nesses locais.
Aparelhos, como celulares, impressoras, câmeras, computadores, televisões, entre outros, têm que ser levados a postos de coleta especiais. E esses lugares de descarte podem ser oferecidos pelas próprias marcas ou até por empresas e ONGs que reciclam esses materiais.
Restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, cascas de ovo e até sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) podem ir na composteira. De quebra você ainda pode aproveitar e compostar materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel toalha e palitos de fósforo.