Como funciona o Heccus É realizada a aplicação de um gel condutor e um gel com princípios ativos próprios para a quebra das células de gordura. Um cabeçote desliza em movimentos lentos e circulares por toda a área a ser tratada, emitindo ultrassom e a corrente.
O ultrassom focado de alta potência, que atua na gordura localizada, deve ser feito em intervalos de no mínimo um mês, e pode ser feito em uma única sessão ou no máximo três. No caso desse ultrassom, não é indicado fazer sessões de manutenção, e sim recomeçar um novo tratamento.
Tempo = Área / ERA
A fisioterapia com ultrassom é feita com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo local e assim favorecer a cascata inflamatória, reduzindo o inchaço e estimulando as células inflamatórias, promovendo assim a cicatrização, remodelação do tecido e diminuindo o edema, dores e os espasmos musculares.
Outro ponto a ser considerado no uso do ultrassom é a área de radiação efetiva, conhecida como ARE ou ERA, que significa a porção da superfície do transdutor que produz a onda sonora efetivamente. Teoricamente, é equivalente ao diâmetro da área de contato com o transdutor.
O ultrassom possui duas frequências: 1MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos mais profundos, e 3MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos superficiais.
Fonoforese ou sonoforese é um termo que descreve a habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de agentes farmacológicos ativos através da pele. Trata-se de uma eficiente alternativa de transporte de substâncias além da utilização medicamentosa via oral, ou injeções intradérmicas.
A eletroporação funciona em 3 passos:
Segundo Fuirini e Longo (1996), as mudanças biológicas decorrentes dos efeitos não térmicos do ultra-som terapêutico seriam o aumento da permeabilidade das membranas e difusão celular, aumento do transporte dos íons de cálcio através das membranas das células, degranulação de mastócitos, liberação de histaminas e ...
A cavitação é a criação de bolhas com gás, tendo dimensões de micrômetros. Existem dois tipos de cavitação, a estável e a instável. A estável é o surgimento de bolhas que balançam de um lado para o outro, dentro das ondas de pressão do ultrassom.