A importância da filosofia grega é dada pelo fato ter sido onde os primórdios da filosofia apareceram ( Grécia Antiga) , onde começou a surgir os grandes filósofos da história e a busca por saber e conhecer, refletir sobre assuntos muito questionados na época.
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.
Resposta. A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
Os gregos pretendiam explicar a origem do mundo, buscar a verdade, tirando esses boatos, histórias e fantasias do mundo. Filosofia (vem do grego) que significa AMOR À SABEDORIA; os gregos filósofos acreditavam que através dos raciocínios lógicos podiam alcançar a explicação de modo verdadeiro.
O chamado "milagre grego" tem referência a uma transição relativamente rápida da consciência mítica para a consciência filosófica na Grécia Antiga. Os gregos possuíam uma forte tradição oral pautada nas narrativas dos mitos, o que dava conta de construir o pensamento coletivo e sua leitura de mundo.
Tanto o mito e a filosofia, muitas vezes tentam explicar algo! A filosofia explica de forma "científica" e racional, já o mito de forma irracional ou seja ambos tentam explicar algo de diferentes formas. Espero ter ajudado.
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Estudos demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas. Estas tribos, que sempre foram nômades, teriam iniciado uma migração em direção à foz do rio Amazonas e, de lá, pelo litoral para o sul.
As tribos de Munducurucânia eram as mais prósperas dos índios. Venciam todas as guerras, as pescas eram ótimas, os peixes, os melhores e a doença era rara. Tudo isso por causa de um curumim que, há alguns anos, nascera naquela tribo. Ele era o mais protegido de todos.
Quais foram as tribos mais poderosas dos EUA?