Quando organismos invasores, como vírus e bactérias, se alojam em algum tecido do corpo – como o pulmão, por exemplo – as células de defesa residentes no mesmo tecido sabem que precisam agir. Esse processo “chama” células de defesa do sangue, os leucócitos, para a região infectada.
Em contato com antígenos, substâncias reconhecidas como nocivas à saúde, o sistema imunológico reconhece esses agentes e mobiliza os chamados anticorpos ou imunoglobulinas, componentes presentes no sangue e em outras partes do organismo, desencadeando uma série de reações que podem gerar sintomas mais ou menos graves.
O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunitário do organismo, proporcionando defesa contra as infecções e outros tipos de doenças, nomeadamente o cancro. Um líquido transparente designado linfa circula através dos vasos linfáticos, transportando linfócitos (glóbulos brancos) para todo o organismo.
linfócitos B
A soroterapia é um tratamento de uma doença por meio de soro, ou seja, de anticorpos já preparados. tem a finalidade de combater uma doença específica (no caso de moléstias infecciosas), ou um agente tóxico específico (venenos ou toxinas).