Coloque o ohmímetro na escala adequada, (se o aparelho dor inverter, colocar em 20k), Com as pontas de prova encoste nos polos do sensor de temperatura; Anote o valor obtido no sensor do aparelho e a temperatura atmosférica; O valor obtido tem que estar de acordo com o especificado na tabela do fabricante.
Para testar o seu funcionamento, o passo seguinte é estimular a variação de temperatura (fato observável) e esperar variação na medição elétrica compatível com o funcionamento, ou seja, como se trata de um NTC um aumento de temperatura deverá ser acompanhado de uma redução da tensão elétrica medida.
Esse sensor é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento de um veículo. Sua função é analisar a temperatura do motor e do fluido em circulação durante o seu funcionamento e transmitir essa informação para o módulo de controle eletrônico do veículo.
Normalmente esse cebolão fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mal funcionamento que evita o acionamento do eletroventilador.
Realizando uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador Fique atento a qualquer ruído fora do comum. Para iniciar a inspeção, levante o capô do carro e faça uma escuta detalhada dos sons emitidos. Ligue o carro, coloque-o em marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada e você consiga perceber algo.
faz o teste do cebolao, tira a tomada que pega no radiador (no cebolao). se o teu carro tiver ar, a tomada tem 3 pinos, se nao tiver, tem dois. liga uma ponta do fio na parte da tomada que e chanfrada, e a outra ponta na outra extremidade.
Se o sensor não estiver funcionando apropriadamente, a ventoinha não será acionada ou se acionará direto porque ele não saberá que a temperatura está suficientemente quente para requerer a ativação, o que pode levar ao superaquecimento. O sensor está geralmente localizado na tampa do termostato do carro.
10 minutos
A ventoinha é uma das peças do sistema de refrigeração do radiador. Ela é acionada somente quando há necessidade de estabilizar a temperatura acelerando a passagem de ar pelo radiador para haver a troca de calor. ... Verifique sempre a água do motor, pois é ela que ajuda a regularizar a temperatura.
Uma espécie de ventiladorzinho que tem a função de reduzir o calor gerado pelos componentes da máquina, principalmente o produzido pelo próprio processador. Ou seja, é o responsável por "refrescar o computador".
As ventoinhas devem apenas puxar ar pra dentro, no sentido da frente para trás do veículo.
A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). Ao atingir determinada temperatura, o sensor manda um sinal que ativa a ventoinha e consequentemente inicia o resfriamento do motor. É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro.
O interruptor térmico, conhecido popularmente como “Cebolão do Radiador”, tem a função de ligar e desligar a ventoinha que está junto ao radiador. Ele utiliza um disco bimetálico composto de dois metais com dilatações térmicas distintas, calibrados em uma temperatura específica.
O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.
O líquido colocado no reservatório é bombeado com a função de manter e regular a temperatura do motor. Dessa forma, o fluido de radiador protege contra a tendência de corrosão de uma série de componentes do circuito.
Tampa do reservatório: Nos veículos novos a tampa não fica mais junto com radiador, fica no reservatório de expansão. Ela suporta altas temperaturas e se estiveram com problemas ou mal encaixada comprometem o resfriamento do motor. Trocá-la de acordo com a indicação do fabricante.
Funciona de uma maneira bem simples: quando o motor se encontra frio, a válvula bloqueia totalmente a passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o líquido que se encontra dentro do bloco do motor chegue ao radiador. Além disso, a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor.
A consequência do mal funcionamento da válvula termostática pode ser o super aquecimento do motor, já que a temperatura pode ficar bem elevada. Com a retirada da válvula termostática, teoricamente o fluxo vai direto do motor para o radiador.
90 graus
Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário. ... Existem dois tipos de válvula termostática.
se a VT travou fechada, não circula água pelo motor e nada que vc. faça irá amenizar o problema, sendo arriscado prosseguir, pois a temperatura sobe muito rápido e pode fundir o motor, travar válvulas... no mínimo queimar a junta do cabeçote...
A válvula termostática é uma delas e por isso a recomendação que fazemos aos nossos clientes é a substituição preventivamente a cada 30.