O conforto é resultado de boas condições acústicas em um ambiente construído. Um ambiente bem projetado do ponto de vista acústico minimiza ruídos, melhora a concentração, a produtividade e permite uma melhor comunicação e clareza no entendimento da fala (inteligibilidade).
O conforto acústico existe quando o ambiente proporciona boa inteligibilidade da fala (ou clareza musical) e ausência de sons indesejáveis no ambiente, criando uma sensação de paz e bem-estar. ... A principal finalidade do forro é absorver os sons e eliminar a reverberação (eco) nos ambientes.
Acústica ambiental é um ramo de engenharia acústica que estuda o ruído ambiente de modo a tratá-lo, combatendo seus efeitos negativos. É dever do engenheiro acústico conhecer técnicas que possibilitem condicionar a fonte sonora, o meio de propagação ou o receptor de maneira que o ruído não seja prejudicial à saúde.
Espectro sonoro é o conjunto de todas as ondas que compõem os sons audíveis e não audíveis pelo ser humano. Os sons de frequência inferior a 20 Hz chamam-se infrassom e provocam náuseas e perturbações intestinais. ... Os cães conseguem ouvir sons entre os 15 Hz e os 50 000 Hz e produzem sons entre os 452 Hz e os 1 800 Hz.
Designam-se por sons audíveis aqueles que o Ser Humano é capaz de ouvir. Com base na análise da figura anterior, pode-se concluir que o Ser Humano apenas consegue captar vibrações com frequências compreendidas entre os 20 Hz e os 20.
A gama entre esses limites é bastante grande: vai do Limiar de Audibilidade (mínima intensidade audível) correspondente a 10-12 W/m2 até o Limite de Dor (nível máximo de intensidade audível sem danos fisiológicos ou dor) correspondente a 1 W/m2. Ou seja, uma razão de 1 para 1 trilhão.
O ouvido humano capta níveis de intensidade acústica compreendida entre 0 e 120 dB. Para que um som puro com a frequência de 1000 Hz seja perceptível pelo ouvido humano, é necessário que seja superior a 0 dB. A essa mesma frequência, 120 dB é a intensidade acústica mais forte suportada pelo ouvido humano.
A frequência de som audível é aquela que o ouvido humano consegue identificar. Ela engloba a faixa de 20Hz até 20.
Os sons que estão abaixo da capacidade humana são denominados de infrassons e os que estão acima dessa capacidade são chamados de ultrassons. O intervalo de frequências audíveis para o ser humano é de, no mínimo, 20 Hz e, no máximo, 20.
Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz. ... Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom, respectivamente.
O som é captado e concentrado através de ondas sonoras pela orelha externa, também chamado de pavilhão auricular. Isso faz com que o tímpano vibre e assim o som é conduzido para a orelha média, onde os ossículos martelo, bigorna e estribo vão realizar seu trabalho.
A poluição sonora ocorre quando um som ultrapassa o limite auditivo normal, e pode causar diversos danos à saúde do ser humano como o estresse e a insônia.
A Organização Mundial da Saúde aponta que a poluição sonora é um grave problema, considerando que é capaz de desencadear reações de estresse, distúrbios de sono, doenças metabólicas e cardiovasculares, déficit cognitivo, problemas auditivos e também obesidade.