Sim, elas respiração, tanto durante o dia, como durante a noite. Durante o dia a planta faz a fotossíntese, onde há a absorção de dióxido de carbono e expiração de oxigênio, resultado da fotossíntese. Já a noite a planta usa o oxigênio para consumir as biomoléculas que produz, liberando dióxido de carbono.
A abertura e o fechamento do estômato são determinados por mudanças na células-guardas. A abertura acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico.
Os estômatos são o principal local das trocas gasosas nas plantas (absorção do gás carbônico). Esse gás é necessário para a fotossíntese. Uma vez que ele não é absorvido, a fotossíntese fica comprometida.
Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. ... É por essa abertura que se estabelece a comunicação entre o ambiente interno da folha e o ambiente externo, favorecendo a transpiração e a troca de gases.
O mecanismo de abertura e fechamento estomático é bem complexo, sendo regulado por diversos fatores, dentre eles: a concentração de íons potássio, influenciando na pressão osmótica, a intensidade luminosa, a concentração de gás carbônico e o teor hídrico do vegetal.